SindusCon-SP: emprego na construção brasileira cresceu 0,34% em outubro

05/12/2019 14:47:21

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou variação positiva de 0,34% em outubro na comparação com o mês anterior. Foram abertos 8.076 postos de trabalho no período.

No acumulado dos dez primeiros meses de 2019, a variação é de +6,08%, equivalente a 138.190 postos de trabalho. Na comparação dos dez primeiros meses de 2019 com o mesmo período do ano passado, a variação é de +1,59% (36.566 postos de trabalho). Ao final de outubro, o setor empregava 2.410.667 trabalhadores em todo o país.

Ao se dessazonalizar* as informações, o emprego na construção civil brasileira teria registrado crescimento de 0,37% em outubro (+8.862 postos de trabalho). Os dados são da pesquisa mensal do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal.

De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, a elevação do emprego na construção em 2019 ainda segue lenta e se distribui de maneira desigual entre e dentro das regiões do país. “De qualquer maneira, este é o primeiro ano de aumento das contratações no setor, depois de cinco anos de queda, mostrando que a atividade está em recuperação”, diz.

Segmentação

No mês de outubro, comparado com o mês anterior, somente o segmento de incorporação de imóveis apresentou variação negativa (-0,18%); enquanto os demais segmentos registraram variação positiva, sendo os mais significativos: Obras de Instalação (+1,21%), Obras de acabamento (+1,04%), Engenharia e Arquitetura (+0,50%) e Preparação de Terreno (+0,14%).

Nos primeiros dez meses do ano, todos os segmentos apresentaram crescimento sendo os mais relevantes: Preparação de Terreno (+8,74%), Infraestrutura (+8,47%), Obras de Instalação (+7,95%), Engenharia e Arquitetura (+7,67%) e Outros Serviços (+7,10%).

Regiões do Brasil

Em relação às cinco regiões do país, em outubro as variações na comparação com o mês anterior foram: Norte (-0,23%), Nordeste (+0,43%), Sudeste (+0,39%), Centro-Oeste (+0,16%), e Sul (+0,34%).

No acumulado dos primeiros dez meses do ano, todas as regiões registraram variação positiva: Sudeste +6,73% (elevando-se para 1.229.233 empregados), Centro-Oeste +7,29% (elevando-se 195.194 postos de trabalho), Sul +5,86% (elevando-se 396.544 postos de trabalho), Nordeste +5,27% (elevando-se para 457.987 empregados) e Norte +1,99% (elevando-se para 131.709 empregados).

Estado de São Paulo

O emprego na construção paulista em outubro registrou variação de +0,35%, comparado ao mês anterior, resultando em 2.287 novos postos de trabalho. Ao final daquele mês, a construção paulista empregava 653.937 trabalhadores.

Desconsiderando efeitos sazonais, houve um crescimento de 0,54% (+3.460 empregados) no período.

Na comparação do período de janeiro a outubro de 2019 com o mesmo período do ano anterior, a variação é de +1,16% (+7.367 empregados). No acumulado do ano, a variação foi positiva em 4,72%, o que totalizou 29.491 trabalhadores.

Em outubro, na comparação com o mesmo mês anterior, as variações positivas dos principais segmentos ficaram da seguinte forma: Obras de Instalação (+6,14%), Engenharia e Arquitetura (+5,05%), Incorporação de imóveis (+1,29%); enquanto as variações negativas mais significativas foram: Infraestrutura (-3,04%), Obras de acabamento (-1,25%) e Imobiliário (-018%).

Município de São Paulo

Na capital paulista, que respondeu por 42,56% do total de empregos no setor no estado, não registou variação no mês de outubro na comparação com o mês anterior. A variação em 12 meses foi de 1,78% (4.864 vagas) e de +3,69% (9.916 vagas) no acumulado de janeiro a outubro de 2019. A região empregava 278.302 trabalhadores de acordo com a pesquisa referente ao mês de outubro.

As nove regionais do SindusCon-SP registraram as seguintes variações no mês de outubro na comparação com o mês anterior: Bauru (+0,60%, 189 vagas), Campinas (+1,50%, 1.084 vagas), Presidente Prudente (-5,43%, -418 vagas), Ribeirão Preto (+0,70%, 332 vagas), Santo André (-0,21%, -83 vagas), Santos (-0,16%, -35 vagas), São José do Rio Preto (+1,22%, +300 vagas), São José dos Campos (-0,30%, -167 vagas) e Sorocaba (+1,48%, +1.086 vagas).

*A dessazonalização é um tratamento estatístico que tem como objetivo retirar efeitos que acontecem tipicamente em um mesmo período do ano.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Mais Informações:

Daniela Barbará – dbarbara@sindusconsp.com.br – (11) 3334-5659 / 999837800