SindusCon-SP: custo dos materiais de construção acumula aumento de +21,77% em 12 meses

01/03/2021 12:57:28

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo já acumula nos dois primeiros meses do ano variação positiva de 2,38%. O índice apresentou variação positiva de 1,33% em fevereiro de 2021, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses, o aumento acumulado foi de 9,58%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em fevereiro, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +3,27% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação de +21,77% em 12 meses e de 6,06% em 2021. A variação dos custos médios das construtoras em fevereiro com mão de obra foi de 0,07% e com administrativo (salário dos engenheiros) foi nula, enquanto as variações em 12 meses foram respectivamente: +2,77% e +1,62%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.575,15 por metro quadrado em fevereiro de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +1,42% em fevereiro, comparado ao mês de janeiro. Em 12 meses, a variação foi de +10,16% e no ano, +2,56%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.469,02 por metro quadrado em fevereiro.

Em fevereiro, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) foi nula e com mão de obra e materiais foram respectivamente:  +0,08% e +3,27%.

Custos dos insumos

Em fevereiro, as maiores variações acima do IGP-M (+2,53%) do período foram: Chapa compensado plastificado 18mm (+7,64%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+7,14%), Tubo PVC-R rígido p/ esgoto Ø 150 mm (+4,62%), Vidro liso transparente 4 mm c/ massa (+3,95%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+3,34%) e Bloco de concreto 19x19x39cm (+2,70%).

As maiores variações acima do IGP-M (+28,94%) medidas em 12 meses foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+51,26%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+45,73%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+37,42%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+30,13%), Tubo PVC-R rígido para esgoto Ø 150 mm (+29,02%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00