SindusCon-SP: custo dos materiais de construção continua em elevação em 2021

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP: custo dos materiais de construção continua em elevação em 2021

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo apresentou variação positiva de 1,04% em janeiro de 2021, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses, o aumento acumulado foi de 8,14%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em janeiro, a variação dos custos médios das construtoras com mão de obra e administrativo (salário dos engenheiros) foi nula. A variação dos custos com material de construção foi positiva em +2,70% no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: +2,70%, +1,62% e +17,87%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.554,54 por metro quadrado em janeiro de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +1,12% em janeiro, comparado ao mês de dezembro. Em 12 meses, a variação foi de +8,60%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.448,40 por metro quadrado em janeiro.

Em janeiro, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) e mão de obra foi nula e com material foi +2,70%.

Custos dos insumos

Em janeiro, as maiores variações acima do CUB do período foram: Tubo de ferro galv. com costura Ø 2 1/2″ (+9,93%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+7,69%), Vidro liso transparente 4 mm com massa (+6,65%) e registro de pressão cromado Ø=1,27cm (+4,73%).

As maiores variações acima do CUB medido em 12 meses foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+49,96%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+33,75%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+33,18%) e Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+29,76%).