SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,48% em dezembro e 7,36% no ano

04/01/2021 10:00:25

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo apresentou alta de 0,48% em dezembro de 2020, na comparação com o mês anterior. Na variação no ano, o aumento acumulado foi de 7,36%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em dezembro, a variação dos custos médios das construtoras com mão de obra e administrativo (salário dos engenheiros) foi nula. A variação dos custos com material de construção foi positiva em +1,26% no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: +3,10%, +1,62% e +15,05%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.538,49 por metro quadrado em dezembro de 2020.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de 0,52% em dezembro, comparado ao mês de novembro. No ano, a variação foi de +7,77%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.432,35 por metro quadrado em dezembro de 2020.

Em dezembro, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) e mão de obra foi nula e com materiais foram +1,26%.

Custos dos insumos

Em dezembro, as maiores variações acima do CUB do período foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+5,85%), Bancada de pia de mármore 2×0,6×0,02cm (2,83%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+2,71%) e Tubo PVC-R rígido p/ esgoto Ø 150 mm (2,62%).

As maiores variações acima do CUB medido em 12 meses foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+47,37%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+31,07%), Tubo PVC-R rígido p/ esgoto Ø 150 mm (+23,88%) e Aço CA-50 Ø 10 mm (+22,81%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00