SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,32% em janeiro de 2020

03/02/2020 08:00:35

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,32% em janeiro de 2020, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses o resultado foi de 4,17%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em janeiro, os custos médios das construtoras com mão de obra e material registraram variação de 0,38% e 0,24%, respectivamente. A variação dos custos com Administrativo (salários dos engenheiros) foi nula no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: 4,40%, 3,90% e 2,88%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.437,58 por metro quadrado em janeiro de 2020.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,34% em janeiro, comparado a dezembro. O acumulado em 12 meses somou 4,15%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.333,69 por metro quadrado em janeiro de 2020.

Em janeiro, os custos com os materiais se elevaram em 0,24%, enquanto os custos com a mão de obra registraram variação de 0,43%. A variação dos custos com Administrativo (salários dos engenheiros) foi nula no período.

Custos dos insumos

Em janeiro, os custos de 9 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (+0,48%), sendo as mais representativas: Porta lisa para pintura3,5x70x210cm (7,54%), Tubo PVC-R rígido para esgoto Ø 15mm (3,12%), Telha ondulada fibrocimento 6mm (+2,43%), concreto FCK=25 Mpa (1,34%), chapa compensado plastificado 18mm (1,25%), tubo de ferro galv. com costura Ø 2 ½´´ (1,16%) e locação betoneira elétrica 320 l (0,60%).

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+7,81%) no período, figuram: Areia média lavada (+20,82%), Concreto FCK = 25 MPa (+13,65%), Brita 2 (+12,60%), Porta lisa para pintura 3,5x70x210cm (10,73%) e Telha ondulada fibrocimento 6mm (+8,51%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 33345659 / 999837800 dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00