SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,11% em setembro

01/10/2019 08:00:12

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,11% em setembro, na comparação com o mês anterior, e de 4,19% no acumulado dos nove primeiros meses de 2019. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em setembro, os custos médios das construtoras com materiais de construção subiram 0,30%, enquanto os custos com mão de obra e administrativo não apresentaram variação. No acumulado do ano eles registraram respectivamente: 3,61% , 4,61% e 2,88%.

Ao final dos primeiros nove meses do ano, a variação acumulada do CUB em 12 meses foi de 4,72%. O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.430,04 por metro quadrado em setembro de 2019.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,12% em setembro, comparado a agosto. O acumulado dos primeiros nove meses do ano somou 4,17%. Em 12 meses, a elevação foi de 4,74%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.326,15 por metro quadrado em setembro de 2019.

Em setembro, os custos com os materiais se elevaram em 0,30%, enquanto os custos com a mão de obra e os administrativos não apresentaram variação.

Custos dos insumos

Em setembro, os custos de 22 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (-0,01%), sendo as mais representativas: Concreto FCK=25MPa (+1,64%), Areia média lavada (+1,56%), Brita 2 (1,32%) e Fio cobre antichama isol. 750 V 2m5 mm2 (+0,54%).

Em doze meses, os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+3,37%) foram a Areia média lavada (+19,16%), Concreto FCK=25 Mpa (+11,91%), Brita 2 (+10,60%) e Tinta látex branca PVA (+8,20%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 33345659 / 999837800 dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00