SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,10% em outubro

01/11/2019 08:00:38

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,10% em outubro, na comparação com o mês anterior, e de 4,30% no acumulado dos dez primeiros meses de 2019. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em outubro, os custos médios das construtoras com mão-de-obra e o pessoal administrativo não apresentaram variação. O custo com material apresentou variação positiva de 0,29% em outubro. No acumulado do ano eles registraram respectivamente: 4,61%, 2,88% e 3,91%.

Ao final dos dez meses do ano, a variação acumulada do CUB em 12 meses foi de 4,68%. O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.431,53 por metro quadrado em outubro de 2019.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,11% em outubro, comparado a setembro. O acumulado dos dez meses do ano somou 4,28%. Em 12 meses, a elevação foi de 4,69%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.327,64 por metro quadrado em outubro de 2019.

Em outubro, os custos com os materiais se elevaram em 0,29%, enquanto os custos com a mão de obra e o pessoal administrativo não apresentaram variação.

Custos dos insumos

Em outubro, os custos de 5 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (+0,68%), sendo as mais representativas: Brita 2 (+2,47%), Bloco de concreto 19x19x39 cm (+1,37%), Concreto FCK=25Mpa (+1,06%), areia média lavada (+0,86%) e Aço CA-50 O 10mm (+0,69%)

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+3,15%), figuram: Areia média lavada (+20,39%), Brita 2 (+13,22%), Concreto FCK =25 MPa (+12,64%), Tinta látex branca PVA (+7,08%) e Aço CA-50 O 10mm (+5,33%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 33345659 / 999837800 dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00