SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,10% em novembro

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,10% em novembro

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,10% em novembro, na comparação com o mês anterior, e de 4,40% no acumulado dos onze primeiros meses de 2019. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em novembro, os custos médios das construtoras com mão de obra registraram variação positiva de 0,10%; material, 0,10%; e o pessoal administrativo não apresentou variação. No acumulado do ano, eles registraram respectivamente: 4,71%, 2,88% e 4,01%.

A variação acumulada do CUB em 12 meses até novembro foi de 4,48%. O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.432,92 por metro quadrado em novembro de 2019.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,10% em novembro, comparado a outubro. O acumulado dos onze meses do ano somou 4,39%. Em 12 meses, a elevação foi de 4,48%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.329,03 por metro quadrado em novembro de 2019.

Em novembro, os custos com os materiais se elevaram em +0,10%, enquanto os custos com a mão de obra subiram +0,12% e o pessoal administrativo não apresentou variação.

Custos dos insumos

Em novembro, os custos de 8 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (+0,30%), sendo as mais representativas: Disjuntor tripolar 70 A (1,90%), Alimentação tipo marmitex (0,93%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5mm(0,57%), areia média lavada (0,55%) e janela de correr 2 folhas 1,2X1,2m (0,38%).

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+3,97%) no período, figuram: Areia média lavada (+20,93%), Brita 2 (+13,11%), Concreto FCK = 25 MPa (+11,87%), Tinta látex branca PVA (+5,81%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5mm(+5,76%) e bloco de concreto 19x19x39 cm (+5,71%).