SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,06% em maio

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,06% em maio

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,06% em maio, na comparação com o mês anterior. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em maio, os custos médios das construtoras com materiais de construção subiram 0,17%, enquanto os custos com mão de obra e os custos administrativos (estes, representados pelos salários dos engenheiros), assim como no mês anterior, não sofreram variação.

Nos cinco primeiros meses do ano, a variação acumulada do CUB atingiu 1,28% e em 12 meses, 3,09%. O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.390,03 por metro quadrado em maio.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,07% em maio, comparado a abril. O acumulado dos cinco primeiros meses do ano somou 1,37%. Em 12 meses, a elevação foi de 3,27%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.290,59 por metro quadrado.

Em maio, os custos com os materiais se elevaram em 0,17%, enquanto os custos com a mão de obra e os administrativos permaneceram estáveis como no último levantamento mensal.

Custos dos insumos

Em maio, os custos de quatro dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (0,45%): areia média lavada (0,76%), telha ondulada fibrocimento 6mm (0,55%), aço CA-50 Ø 10 mm (0,46%), registro de pressão cromado Ø = 1,27 cm (0,45%).

Em doze meses, os materiais que mais subiram acima do IGP-M (7,64%) foram a areia média lavada (16,25%), o aço CA-50 Ø 10 mm (11,76%), brita 2 (9,61%) e concreto FCK=25 Mpa (8,25%).