SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,01% em dezembro

02/01/2020 09:00:04

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,01% em dezembro, na comparação com o mês anterior, e de 4,41% no acumulado de 2019. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em dezembro, os custos médios das construtoras com mão de obra e pessoal administrativo (engenheiros) registraram variação nula e com material foi positiva em 0,02%. No ano, eles registraram respectivamente: 4,71%, 2,88% e 4,02%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.433,00 por metro quadrado em dezembro de 2019.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,01% em dezembro, comparado a novembro. O acumulado do ano somou 4,40%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.329,11 por metro quadrado em dezembro de 2019.

Em dezembro, os custos com os materiais se elevaram em 0,02%, enquanto os custos com a mão de obra e o pessoal administrativo não apresentaram variação.

Custos dos insumos

Em dezembro, os custos de 8 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (+0,02%), sendo as mais representativas: Emulsão asfáltica com elastômero para imperm. (+1,11%), Bancada de pia de mármore 2×0, 6×0,02cm (+0,71%), Telha ondulada fibrocimento 6mm (+0,54%) e Placa de gesso para forro sem colocação (+0,26%).

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+4,02%) no período, figuram: Areia média lavada (+20,98%), Brita 2 (+13,25%), Concreto FCK = 25 MPa (+12,08%), Bloco de concreto 19x19x39 cm (+5,71%), Tinta látex branca PVA (+5,52%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5mm(+5,32%) e Telha ondulada fibrocimento 6mm (+5,16%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 33345659 / 999837800 dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00