SindusCon-SP: custo da construção paulista cai 0,38% em abril de 2020

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP: custo da construção paulista cai 0,38% em abril de 2020

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo apresentou queda de 0,38% em abril de 2020, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses, o aumento acumulado foi de 3,17% e no ano, de 0,02%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em abril, o custo médio das construtoras com o administrativo (salários dos engenheiros) registrou variação nula. A variação dos custos com mão de obra foi negativa em -0,76% e material foi positivo em 0,24% no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: 2,88%, 3,61% e 2,48%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.433,26 por metro quadrado em abril de 2020.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a queda do CUB registrou ligeira variação negativa de -0,41% em abril, comparado ao mês de março. No ano, a variação foi de 0,02% e, em 12 meses, somou 3,07%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.329,37 por metro quadrado em abril de 2020.

Em abril e em 2020, os custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) registraram variação nula. A variação dos custos com mão de obra e material foi de -0,86% e 0,24% em abril, respectivamente. As variações em 12 meses foram respectivamente: 2,88%, 3,49%, e 2,48%.

Custos dos insumos

Em abril, apenas os custos de dois materiais de construção pesquisados registraram elevação acima do IGP-M (0,80%). São elas: tinta látex branca PVA (+1,94%) e fio cobre antichama isol. 750 V 2,5mm2  (+1,50%).

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+6,68%) no período, figuram: Concreto FCK = 25 MPa (+10,43%), Porta lisa para pintura 3,5x70x210cm (+9,41%), Areia média lavada (+7,63%), Bloco de concreto 19x19x39 cm (7,04%).