Em junho, custos com materiais de construção acumulam variação de +35,25% em 12 meses

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 3% em junho de 2021 e já acumula alta de 11,03% no ano. O resultado da variação na comparação em 12 meses é de +17,44%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em junho, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +2,52% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação expressiva de +35,25% em 12 meses e de +19,09% em 2021. A variação dos custos médios das construtoras em junho com administrativo (salário dos engenheiros) foi positiva em +2,68% e com mão de obra, +3,37%. Enquanto isso, as variações em 12 meses foram respectivamente: +5,62% e +7,52%.

“O expressivo aumento do CUB no mês deve-se não somente ao custo dos insumos, que voltou a se elevar, como ao reajuste anual dos salários dos trabalhadores que seguiu a variação do INPC”, comenta Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP. “Embora continue a preocupação com a inflação dos materiais, os aumentos da mão de obra devem ter menor impacto nos próximos meses.”

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.708,12 por metro quadrado em junho de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +2,94% em junho, comparado ao mês de maio. Em 12 meses, a variação foi de +18,28% e no ano, +11,37%. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.595,14 por metro quadrado em junho.

Em junho, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) foi +2,68%. No período, a variação com mão de obra foi +3,32% e com materiais foi positiva em +2,52%.

Custos dos insumos

Em junho, 20 itens apresentaram variações acima do IGP-M (+0,60%), sendo as mais representativas: Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+12,85%), Chapa compensado plastificado 18mm (+8,23%), Bloco de concreto 19x19x39cm (+4,27%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+3,68%), Placa de gesso p/ forro s/ colocação (+2,72%) e Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+2,54%).

No período, as variações mais expressivas medidas em 12 meses acima do IGP-M (+35,75%) foram: Aço CA-50 Ø 10 mm (+78,82%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+61,99%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 ½ (+54,87%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+43,00%) e Chapa compensado plastificado 18mm (+40,56%).