Custos com materiais de construção acumulam variação expressiva de +26,18% em 12 meses

01/04/2021 09:05:02

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 1,55% em março de 2021 e já acumula alta de 3,97% no primeiro trimestre do ano. O resultado da variação na comparação em 12 meses é de 11,18%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em março, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +3,87% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação expressiva de +26,18% em 12 meses e de 10,17% em 2021. A variação dos custos médios das construtoras em março com mão de obra e com administrativo (salário dos engenheiros) foi nula, enquanto as variações em 12 meses foram respectivamente: +2,77% e +1,62%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.599,58 por metro quadrado em março de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +1,66% em março, comparado ao mês de fevereiro. Em 12 meses, a variação foi de +11,89% e no ano, +4,27%. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.493,45 por metro quadrado em março.

Em março, as variações dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) e com mão de obra foram nulas e com materiais foi positiva em +3,87%.

Custos dos insumos

Em março, as maiores variações do período foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (8,16%), Aço CA-50 Ø 10 mm (7,15%), Disjuntor tripolar 70 A (5,91%), Tinta látex branca PVA (5,15%) e Porta lisa p/ pintura 3,5x70x210cm (4,57%).

As variações mais expressivas medidas em 12 meses foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+64,00%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+56,16%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+37,33%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+34,67%) e Tubo PVC-R rígido para esgoto Ø 150 mm (+31,53%).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – dbarbara@sindusconsp.com.br

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00