Custo da construção paulista acumula alta de 12,69% no ano

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Custo da construção paulista acumula alta de 12,69% no ano

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 0,53% em agosto de 2021 e acumula alta de 12,69% em 2021. O resultado da variação no acumulado de 12 meses é de +17,37%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em agosto, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +1,26% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação expressiva de +36,73% em 12 meses e de +23,39% em 2021. As variações dos custos médios das construtoras em agosto com administrativo (salário dos engenheiros) e Mão de Obra foram nulas. A variação no ano com administrativo é de +5,01%; e, com Mão de Obra, no ano é de +5,99% e em 12 meses, +6,40%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.733,66 por metro quadrado em agosto de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +0,57% em agosto, comparado ao mês de julho. Em 12 meses, a variação foi de +18,22% e no ano, +13,15%. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.620,68 por metro quadrado em agosto.

Em agosto, as variações dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) e mão de obra foram nulas. No período, a variação com materiais foi positiva em +1,26%.

Custos dos insumos

Em agosto, 14 itens apresentaram variações acima do IGP-M (+0,66%), sendo as mais representativas: Telha ondulada fibrocimento 6 mm (+4,30%), Bloco Cerâmico para alv. vedação 9x19x19 cm (+3,83%), Janela de correr 2 folhas 1,2 X 1,2 m (+3,41%), Emulsão asfáltica com elastômero para imperm. (+2,86%) e Concreto FCK=25 Mpa (+2,12%).

No período, as variações mais expressivas medidas em 12 meses acima do IGP-M (+31,12%) foram: Aço CA-50 Ø 10 mm (+84,32%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2″ (+52,78%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+49,79%), Chapa compensado plastificado 18mm (+42,97%) e Cimento CPE-32 saco 50kg (+32,47%).