Produtividade

Programa aprimora o entendimento da produtividade na execução de estruturas de concreto

Serão mais oito novas obras visitadas nos terceiro e quarto ciclos até o fim do ano

Por Enzo Bertolini 14/08/2018 12:13:33

IMG_1478O Programa Mais Produtividade, coordenado pelo SindusCon-SP e pela Produtime, realizou sua segunda reunião aberta dia 2 de agosto para apresentar os resultados do segundo ciclo do projeto.

Com a parceria da Arcelormittal, Engemix e Supermix, o programa analisou mais quatro obras para a elaboração de diagnóstico e delineamento de desafios para a melhoria da produtividade da mão-de-obra na execução de estruturas. O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni, destacou a importância da interação entre construtores e fornecedores e da oportunidade de se discutirem melhorias com base na avaliação da eficiência vigente em São Paulo. “Precisamos unificar a forma de mensurar a produtividade pela quantidade de horas.”

Segundo o coordenador da Produtime, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, houve avanços na percepção sobre a existência de uma significativa variação da produtividade e no apontamento das causas que fazem tal variação ocorrer. “Além da melhoria da organização na realização dos serviços ligados à estrutura, o projeto do produto e do processo, prévios à produção, podem ser determinantes na obtenção dos melhores desempenhos em termos de produtividade da mão-de-obra”.

Obras estudadas

Obra 21
Obra 21Obra 21_2

Obra 22
Obra 22Obra 22_2

Obra 23
Obra 23Obra 23_2

Obra 24
Obra 24Obra 24_2

Resultados do diagnóstico
Com base na coleta de dados em vários pavimentos tipo de cada uma das obras que já participaram do programa, constatou-se uma variação da produtividade bastante acentuada. Usando o indicador denominado RUP (Razão Unitária de Produção), a medição da produtividade mostrou resultados que levam a discrepâncias comumente superiores a 100% ao se compararem os valores mínimo e máximo encontrados.

RUP

A percepção destas diferenças, mais que indicar que existem variações de desempenho, traz a oportunidade de, ao se entenderem as razões para a variação, se poder tomar decisões melhores para a eficiência das obras.

Discussões
IMG_1507Em seguida à apresentação dos resultados abriu-se um debate com os participantes sobre caminhos para lidar-se com a eficiência na produção das estruturas de concreto armado/protendido.

Os representantes da Arcelormittal apresentaram aos construtores suas “soluções para a armadura”, com destaque para as telas soldadas especiais. Já as parceiras ligadas ao fornecimento do concreto, Engemix e Supermix, apontaram a necessidade de se trabalhar um “ganha-ganha” na relação com as construtoras e citaram os resultados positivos que a efetivação da concretagem no menor tempo possível podem trazer para todos.

O público presente, representando várias construtoras associadas ao SindusCon-SP, acentuou a importância de todos os agentes envolvidos (incluindo projetistas de estrutura, subempreiteiros e outros fornecedores) se unirem para alcançar os melhores resultados.

Próximos passos
O terceiro ciclo do programa está sendo iniciado, com mais novas quatro obras sendo avaliadas e, até o final deste ano, se concluirão os quatro ciclos previstos. Os resultados serão apresentados na forma de novas reuniões abertas aos associados do SindusCon-SP, bem como se comporá um relatório a ser disponibilizado pelo Sindicato.

A partir do fechamento do terceiro ciclo se trabalhará também na constituição de um grupo permanente de representantes dos associados para discussão e implementação das ações que levem à melhoria da produtividade na execução da estrutura.

Mais informações no e-mail rpetronilo@sindusconsp.com.br.

*Colaboração de Ubiraci Espinelli

Horário de atendimento