Produtividade

Programa Mais Produtividade apresenta resultados para o serviço de armação

Parceira do projeto, Arcelormittal apresenta propostas para melhoria

Por Enzo Bertolini 02/10/2018 17:42:50

Com o propósito de aumentar a produtividade e eficiência na construção civil, o SindusCon-SP, em parceria com a Produtime, está desenvolvendo o Programa Mais Produtividade, em parceria com Arcelormittal, Engemix e Supermix.

A proposta é a realizar diagnósticos de produtividade na execução de estruturas de concreto de edifícios em São Paulo, incluindo a discussão dos três principais serviços envolvidos em sua produção: fôrmas, armação e concretagem.

Serão quatro ciclos de análises e debates ao longo de um ano, com coleta de dados nos canteiros, discussões com as empresas e construtoras participantes e apresentados dos dados finais em reuniões abertas. Veja nos seguintes links os resultados do primeiro e segundo ciclos apresentados no SindusCon-SP.

Ao final do trabalho será disponibilizado um manual completo com os dados coletados pelo programa. Mais informações no e-mail rpetronilo@sindusconsp.com.br.

Produtividade na armação
Após dois ciclos de análise em canteiros de obras, é possível apresentar uma síntese dos resultados levantados até o momento quanto à produtividade no serviço de armação de pavimentos tipo de edifícios de múltiplos pavimentos.

Com a proposta de buscar soluções de melhoria para o diagnóstico feito, a Arcelomittal apresenta ideias, que vem sendo debatidas com os participantes, sobre como o fornecimento de aço pode ajudar na eficiência da produção das estruturas.

Produtividade na armação As figuras 1, 2 e 3 mostram as faixas de variação da produtividade de armação separadamente para cada um dos três componentes principais da estrutura: pilares, vigas e lajes. Nota-se uma variação bastante significativa entre os valores mínimo e máximo de cada uma das faixas.

Segundo o coordenador da Produtime, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, dentre as razões detectadas para tais diferenças, “algumas estão ligadas às características geométricas dos projetos de estrutura (por exemplo, o diâmetro equivalente da armadura), outras ao processo utilizado (por exemplo, em termos do equipamento de transporte vertical adotado, grua ou mini-grua, ou em termos de adoção ou não de pré-montagem da armadura) e à organização do trabalho”.

De acordo com o especialista de Projetos da ArcelorMittal, Luís Filipe Araújo, o serviço de armação no canteiro sempre exigiu bastante mão de obra para execução, especialmente para os serviços de pré-montagem dos elementos da superestrutura – vigas e pilares. O estudo do Programa Mais Produtividade mostra que o tempo de pré-montagem desses elementos pode chegar a 90%, enquanto apenas 10% do tempo é dedicado para montagem no local.

“A ArcelorMittal acredita que através do recebimento de elementos industrializados é possível reverter a situação e aumentar significativamente a produtividade das obras. A industrialização da construção é uma tendência global. No Brasil e no mundo a produtividade está intimamente ligada aos pilares como: economia, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.”

Saiba mais sobre as soluções da ArcelorMittal para o aumento da produtividade no canteiro de obras:

A ArcelorMittal já possui diversas opções de produtos, serviços e soluções em aço que podem aumentar a produtividade da obra, além disso, o desenvolvimento de soluções é uma das principais diretrizes da organização, com base na inovação, melhoria contínua do portfólio e engenharia de aplicação:

Corte e dobra: possibilita a entrega de toda armação já cortada e dobrada de acordo com os projetos e em sincronia com o andamento da obra. Conta com equipamentos de ponta, que automatizam todos os seus processos e garantem a qualidade e precisão de todos os formatos de peças.

Armadura pronta soldada: afim de reduzir os serviços de pré-montagem de armaduras nas obras, a ArcelorMittal já oferta as armaduras soldadas de acordo com o projeto, garantindo assim o perfeito posicionamento das barras que constituem os diversos elementos da obra: blocos de fundação, paredes de contenção, pilares ou vigas

Telas soldadas: Para as lajes, a aplicação das telas eletrossoldadas agiliza o serviço de armação, racionaliza a armazenagem e movimentação de material na obra, além de dispensar o uso de arame recozido para amarração. Através do serviço de otimização de projeto, engenharia de aplicação e desenvolvimento de produto, a ArcelorMittal pode oferecer materiais com medidas especiais, podendo gerar maior redução no consumo de aço ou melhor condição de aplicação na obra.

Fôrmas incorporadas: Em substituição à tradicional fôrma de madeira, a ArcelorMittal oferece um sistema de fôrmas metálicas que ficam incorporadas ao concreto. Assim, a obra pode receber armaduras de blocos e vigas de fundação pré-aramadas e já com as fôrmas fixadas, sendo necessário apenas o posicionamento dos elementos e concretagem no local. Dessa maneira, reduz-se a necessidade de carpinteiros e armadores na etapa de fundação, além de reduzir a necessidade de escavação.

Outras soluções inovadoras como o sistema Trelifácil®, sistemas de lajes protendidas, lajes colaborantes, são outros exemplos focados na solução de engenharia, ganhos de produtividade e sistemas construtivos diferenciados.  

Todas as soluções apresentadas podem ser reproduzidas em qualquer estrutura de concreto. A ArcelorMittal conta com uma equipe técnica especializada, capaz de analisar cada obra e oferecer soluções personalizadas que possibilitem significativas reduções de mão de obra.

Saiba mais:

SindusCon-SP e Produtime desenvolvem Programa Mais Produtividade

Programa aprimora o entendimento da produtividade na execução de estruturas de concreto









Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br