Programa Mais Produtividade apresenta o diagnóstico da execução de estruturas

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Programa Mais Produtividade apresenta o diagnóstico da execução de estruturas
O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto compôs a mesa com os demais palestrantes do evento.
O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto (ao centro) compôs a mesa com os demais palestrantes do evento.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Produtime, realizou no dia 25 de abril o workshop para apresentação exclusiva dos resultados do primeiro ano do Programa Mais Produtividade, cujo objetivo foi a elaboração de um diagnóstico sobre a produtividade na execução de estrutura de concreto armado.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto. “Medir a produtividade é fundamental para avançar na indústria construtiva. Precisamos estar preparados para atender os desafios que teremos no futuro”, destacou, ressaltando que a expectativa é que o material final seja publicado gratuitamente ainda no primeiro semestre no site do SindusCon-SP.

Participaram da análise grandes fornecedores da área: Arcelor Mittal, Engemix e Supermix. Com base no diagnóstico feito, os três parceiros apresentaram suas sugestões sobre as ações que poderão implementar na busca de uma melhoria contínua do desempenho vigente.

De acordo com Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, responsável pela Produtime, a expectativa é que as melhorias propostas sejam implementadas e que se promova uma melhoria relevante da produtividade. “Queremos promover caminho para a troca contínua de informações, com implementações e aprimoramentos somados às futuras propostas dos fornecedores”, afirmou.

Análise

Com 16 obras de diferentes construtoras analisadas, pode-se compor um entendimento bastante aprofundado sobre o nível vigente de eficiência nas obras em São Paulo e sobre as razões que fazem tal produtividade variar.

As construtoras participantes foram Barbara, Conx, Cyrela, Fiorese Fernandes, Exto, Eztec, Gafisa, Kallas, Lucio, Tarjab, Tecnum, Trisul, RFM / Sérgio Porto, Rocontec, R Yazbek e Sinco.

A figura a seguir ilustra a grandeza da variação de desempenhos encontrados expressos em Hh gastos por m3 de estrutura executada. O evento mostrou um entendimento das causas de tal variação, sejam elas ligadas ao projeto do produto, ao processo adotado ou à organização do trabalho utilizada.

figura

Figura 1 – Variação da produtividade expressa em Hh/m3 de estrutura.

Foram apresentadas as faixas de produtividade verificadas nos serviços de fôrmas, armação e concretagem, separadas pelos elementos estruturais (pilares x vigas x lajes), associadas aos fatores principais que as determinaram. As influências das decisões de projeto foram também quantificadas. Em suma, o conhecimento dos valores e razões para o estabelecimento da produtividade levarão à possibilidade de uma construtora: analisar os projetos estruturais, pensar nas soluções mais adequadas para as contratações de fôrmas, armação e concretagem, entender o desempenho possível e fazer contratação adequada de eventuais subempreiteiros etc.

Fernando Holanda, Consultor Técnico DTM da Votorantim, apresentou um comparativo de produtividade de concretos. “Queremos fazer mais rápido e produzir mais. Para isso analisamos constantemente os aspectos relacionados a diminuição do tempo de inicialização ou disponibilização; diminuição do intervalo entre BTs com atrasos, manobra, preparação; e, diminuição do tempo de descarregamento, aplicação”, destacou.

“Nosso maior interesse é desenvolver soluções em aço garantindo eficiência na aplicação e agregando valor ao cliente”, afirmou Antônio Paulo Pereira, gerente de Inovação e Desenvolvimento da Arcellor Mittal.

Luiz Polachini, gerente Comercial da Supermix, destacou a importância do compartilhamento dessas informações com o segmento. “Todos se envolvem em prol do nosso cotidiano em busca de melhores resultados e indicadores com respaldo”.