Processo de atualização da tabela de custos da SIURB continua

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Processo de atualização da tabela de custos da SIURB continua

Veja como participar do processo de consulta pública

A parceria firmada entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Urbanas (SIURB) viabilizou a criação de um ambiente de revisitação das tabelas de composição unitária, atualizando os coeficientes de produtividade de mão de obra, materiais e equipamentos, que vão ajudar a otimizar o orçamento do município para as obras públicas.

O processo de revisão dos indicadores vem de encontro à busca de mais transparência nos processos licitatórios. A ideia é aperfeiçoar a mensuração da produtividade dos processos construtivos por meio da incorporação das novas tecnologias e atendimento às normas técnicas e melhores práticas da engenharia. 

Para tornar esse processo uma realidade, há a necessidade de incluir novas composições unitárias, adequar e compatibilizar as existentes e atualizar indicadores. Por isso, o processo tem que ser dinâmico, para que as obras públicas possam atingir os índices de produtividade mais adequados.

O portal tabelasiurb.com.br, ao longo dos últimos doze meses esteve aberto como um canal de promoção de interação entre administração pública, órgãos regulatórios e de fiscalização, órgãos e instituições de pesquisa e ensino, todo o mercado e entidades de classe colaboraram com o desenvolvimento do trabalho, com opiniões, críticas e sugestões para atingimento do objetivo de adequação dessas tabelas de custo.

Agora, todo material desenvolvido, no que tange a parte de apropriações de obras e atualização dos indicadores vigentes na Tabela SIURB estará disponível para consulta pública. Para garantir transparência em todo o processo de atualização das tabelas de custos, contamos com a sua participação e envio de comentários, sugestões e recomendações através do sistema de consulta pública após sua inscrição. Deixe seu apontamento e recomendações com relação aos resultados e novos indicadores sugeridos e apresentados nessa etapa de consulta pública.

No portal, na aba de WORKSHOPS, é possível rever o vídeo de apresentação do sistema, além de orientação sobre inscrição e participação da consulta pública. Contamos com a sua colaboração e estamos à disposição para atender a todos.

As informações são do Departamento de Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo