Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP: conheça os vencedores de 2016

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP: conheça os vencedores de 2016

Os vencedores do Prêmio de Excelência BIM 2016 foram conhecidos nesta quarta-feira (26), em São Paulo, após o 7º Seminário Internacional BIM. Dividido em cinco categorias (Academia, Fornecedor, Projetista, Contratante e Construtor), a premiação é o reconhecimento do SindusCon-SP àqueles que atuam em diferentes áreas para a difusão da importância do BIM para impulsionar a construção civil brasileira.
O sindicato, que assumiu a tarefa de divulgar o BIM nacionalmente, realizando fóruns, debates, palestras e criando a Academia BIM, que capacita profissionais para o uso da ferramenta, anunciou os vencedores após um dia de apresentações de palestrantes nacionais e internacionais que falaram de diferentes experiências que a adoção do BIM possibilita.
Na abertura da cerimônia de premiação, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, fez questão de falar dos esforços daqueles que têm persistido para que o BIM seja incorporado por um número cada vez maior de empresas da construção civil, colaborando para o aumento da produtividade e da agilidade do setor.
“Estava mais do que na hora de proporcionar um reconhecimento público àqueles que deram uma grande contribuição ao mercado, por trabalharem ou contratarem em BIM. É claro que este trabalho, por muitos desconhecido, não só precisava ser reconhecido como amplamente divulgado,” destacou o presidente do SindusCon-SP.
Conheça os vencedores:
Categoria Academia
Romeu da Silva Neiva Neto, mestrando da Unicamp
Justificativa do júri: Pela contribuição relevante, em um tema inovador, ainda pouco explorado do BIM, e o resultado prático atingido.
“É um trabalho acadêmico, que incorpora bastante informação para um acervo técnico, de que o mercado brasileiro tem grande carência. O trabalho também provê inovação, porque é um tema que ainda não foi abordado no mundo acadêmico. Espero que motive outros pesquisadores a estudarem o projeto construtivo, incorporando o BIM,” disse Romeu da Silva Neiva Neto.

Categoria Fornecedor
Pormade Portas
Justificativa do júri: Pela inteligência embutida no comportamento dos objetos e a informação disponibilizada nos componentes de sua biblioteca.
“Nós somos os únicos fabricantes de portas que tem uma biblioteca BIM, que possibilita inúmeras combinações entre batentes, guarnições e portas. Conseguimos produtos mais econômicos nós obtemos, por meio da combinação BIM. No momento do projeto podemos montar um batente mais estreito, com uma regulagem maior,” Beatriz Bolbuck, diretora de marketing da Pormade Portas.

Categoria Projetista
França & Associados – Projetos Estruturais
Justificativa do júri: Em sua estratégia para implementação de BIM, esta empresa capacitou colaboradores internos não só para operar, mas também desenvolver plug-ins, templates e componentes. Reestruturou o processo de trabalho interno para a aplicação do BIM, com integração de ferramentas e automatização da documentação, contornando problemas técnicos de forma criativa.
“Estamos projetando em BIM há mais de um ano. A maior dificuldade na implantação foi nos adaptarmos a uma nova maneira de pensar, mas os benefícios são inúmeros,” contou Leandro Morila, um dos representante da empresa.

Categoria Contratante
Empreendimentos Imobiliários Santa Clara Ltda
Justificativa do júri: Porque apostaram no BIM logo ao criar a empresa e mostraram que é possível alcançar bons resultados, independentemente do porte do empreendimento, com correta estruturação de documentação, fluxos de trabalho e contratos adequados.
“A Santa Clara é uma empresa nova, que desde o início adotou o processo Projeto BIM como meta e isso significou que, da contratação de projetistas, coordenação de projetos, montagem do material para comercialização até a contratação da obra, sempre utilizamos processo BIM, totalmente documentados e definidos em procedimentos e fluxogramas. Nosso trabalho demonstra que uma pequena empresa, que esteja iniciando suas atividades, também pode fazer uso do BIM integralmente,” definiu Sérgio Leusin, da Empreendimentos Imobiliários Santa Clara.

Categoria Construtor
Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI)
Justificativa do júri: Planejamento, documentação e desenho de processos antes de iniciar a implantação do BIM; objetivos claros e investimentos adequados; integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e no canteiro e; métricas para medir os ganhos resultaram, em pouquíssimo tempo, na obtenção de resultados extraordinários para a empresa
Acredito que o diferencial do nosso projeto foi termos nos preocupado em levar até à frente de serviço, dentro dos canteiros, todas informações inseridas no modelo e trazermos esses dados de volta ao escritório. Integramos todo o processo de planejamento, controle e execução das obras,” Luiz Augusto Lervolino Pereira, da CCDI.