Preços dos imóveis residenciais seguem em elevação em agosto

Preços dos imóveis residenciais seguem em elevação em agosto

Os preços dos imóveis residenciais novos em dez capitais de Estados aumentaram 1,74% em agosto, ligeiramente menos que a elevação de 1,86% registrada em julho. Entretanto, no acumulado de 12 meses até agosto, os preços tiveram aumento de 12,48%, acima dos 11,02% do mês anterior.

Os dados são do IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial) da Abecip (Associação Brasileira de Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança) e mostram que os preços seguem trazendo ganhos reais em quatro capitais, na comparação com o IPCA.

Na cidade de São Paulo, os preços evoluíram 2,03% em agosto, acumulando 19,34% em 12 meses. Também tiveram aumentos expressivos os preços dos imóveis no Rio de Janeiro (2,26% em agosto e 10,81% em 12 meses), Brasília (1,04% e 12%) e Curitiba (1,63% e 9,98%).

As demais capitais registraram as seguintes variações nos preços dos imóveis no mês e no acumulado de 12 meses: Porto Alegre (1,68% e 8,47%); Goiânia (1,49% e 8,55%); Salvador (1,42% e 7,56%); Fortaleza (0,85% e 3,65%); Belo Horizonte (0,71% e 4,82%) e Recife (0,40% e 3,16%).

Na análise da Abecip, os resultados acontecem em um contexto de aumento de incertezas em relação à evolução do nível de atividades em geral no país: a vacinação avança e o setor de serviços se recupera, mas a inflação atinge os preços dos insumos da construção e o poder aquisitivo dos consumidores. As taxas de juros se elevam em um momento em que a recuperação do nível de atividades ainda não vem sendo suficiente para recompor as perdas de emprego e rendimentos registradas ao longo de 2020.

Segundo a entidade, esses são desafios fundamentais para a dinâmica do setor de construção civil nos próximos meses, que irão determinar a trajetória dos preços dos imóveis, ainda em tendência de aceleração em agosto.