Preços dos imóveis residenciais novos sobem 1,78% em abril no país

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Preços dos imóveis residenciais novos sobem 1,78% em abril no país

O IGMI-R (Índice Geral de Preços de Imóveis Residenciais) da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) subiu 1,78% em abril, na comparação com março, elevando o resultado acumulado em 12 meses a uma alta de 9,01%.

No estudo feito em dez capitais de Estados, o maior aumento no mês ocorreu em Curitiba (+2,37%), seguido de São Paulo (+2,19%) e Goiânia (+2,18%). No acumulado de 12 meses, a liderança ficou com São Paulo (+14,18%), seguido de Goiânia (+9,79%) e Curitiba (+8,62%).

Com a queda dos preços ao consumidor e a elevação dos preços dos imóveis no primeiro quadrimestre de 2020, os imóveis novos registraram aumentos reais de preços no acumulado de doze meses encerrado em abril, pela primeira vez desde o início da série histórica do indicador, em 2015.

Na análise da Abecip, a despeito das incertezas trazidas pela pandemia às decisões econômicas, os preços dos imóveis residenciais mantiveram até abril a tendência de aceleração verificada a partir do final de 2019, sendo a queda dos preços ao consumidor um fator importante na recomposição de valores dos imóveis em termos reais.

Até o final de abril, a melhora nas condições de financiamento trazida pela tendência de queda significativa nas taxas de juros aparentava compensar a redução no volume de renda disponível, avalia a entidade. Entretanto, reconhece que indicadores como a sondagem de confiança do setor de construção trazem uma incerteza significativa para a trajetória dos preços dos imóveis residenciais nos próximos meses.