População se mostra mais consciente em campanha contra o Aedes em Bauru

Regional Bauru

Por Regional Bauru

População se mostra mais consciente em campanha contra o Aedes em Bauru

O que favorece a reprodução do mosquito da dengue? Água parada e acúmulo de lixo foram as principais respostas das pessoas que participaram da ação “Todos Contra a Dengue”, realizada sábado, no Calçadão da Batista de Carvalho, pela Regional do SindusCon-SP em Bauru, que teve apoio do Seconci-SP, da Sucen-SP e dos integrantes do Projeto Alegria, que animaram o evento, fazendo esculturas de balões.
Pessoas de todas as idades passaram pelo local e responderam ao quiz interativo. A população pode ver como são as larvas do mosquito Aedes Aegypti (que também transmite os vírus zika e chikungunya) e ainda tirar dúvidas sobre as patologias. A professora Carla Barros de Oliveira levou alguns panfletos para debater o assunto com seus alunos em sala de aula. “Estamos trabalhando este tema na escola para conscientizar os estudantes”.
Moradora da região central, Maria Helena da Silva, contou aos agentes de controle de endemias da prefeitura que tem grande preocupação em manter o quintal de casa limpo, mesmo nunca tendo sido vítima das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “Eu nunca tive dengue, mas uma amiga teve e disse que as dores são terríveis. É uma doença que pode até matar,” adverte.
Daniela Damico chegou a Bauru há quase um ano e mora em um apartamento do Jardim América, zona sul da cidade. Mesmo residindo em andar alto, nunca deixa de se preocupar com o mosquito Aedes Aegypti. “O meu sobrinho já teve dengue e me preocupo muito com o meu filho. Apesar de morar em apartamento, sempre estou atenta”, disse.
A Coordenadora do SindusCon-SP na Regional Bauru, Vanessa Nunes Nakamura, enfatiza que a mobilização do sindicato vai além do setor da construção. “A ampla campanha também mostra que estamos preocupados com a saúde de toda a população. Ficamos muito felizes com o resultado da ação, com a receptividade de quem passou por lá”.
Ação continua
No início da campanha, a Regional Bauru já havia deflagrado outras atividades no município e, com apoio do Seconci-SP, realizou palestras orientativas com profissionais da área da saúde nos canteiros de obras.
O técnico em segurança do trabalho através do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS), Roque Quadrado Filho, também recebeu treinamento na sede do sindicato, em São Paulo, para aplicar check-list nas obras de empresas associadas e dar mais orientações de como evitar que o mosquito se prolifere nos canteiros.

DSC_0831
Início da ação no Calçadão: Sinduscon-SP, Sucen-SP, Seconci-SP e Projeto Alegria.

DSC_0839
A agente de controle de endemias da Prefeitura, Nilse Ferreira, orienta a moradora Maria Helena da Silva

DSC_0847
Nilse mostra as larvas do mosquito da dengue, em recipiente fechado, à moradora Daniela Damico