PIU Pinheiros está em sua 2ª Consulta Pública

PIU Pinheiros está em sua 2ª Consulta Pública

Aberta em 23 de abril, a 2ª Consulta Pública sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) do Arco Pinheiros receberá contribuições da sociedade civil até 23 de maio, para aperfeiçoamento e consolidação da proposta.

O projeto resultante apresentará os objetivos, diretrizes, estratégias e mecanismos para a implantação do PIU. Para facilitar a visualização da área abrangida, a SP Urbanismo colocou em seu site um mapa interativo.

Localizado junto aos rios Pinheiros e Tietê e conectado aos eixos do sistema rodoviário Anhanguera/ Bandeirantes, Castelo Branco e Raposo Tavares, no Arco Pinheiros localizam-se a Universidade de São Paulo, Instituto Butantã, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Parque Tecnológico do Jaguaré, e o setor industrial ao norte do distrito do Jaguaré, voltado a indústrias de alta tecnologia.

Há grandes áreas passíveis de transformação urbana, representadas pelas antigas áreas industriais e também pela possibilidade de transferência total ou parcial da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). A expectativa da prefeitura, além de promover a adensamento no local, é abrigar atividades de inovação.

Para tanto, caberá ao PIU Arco Pinheiros promover condições para atração de atividades com esse perfil, a partir de ações com o objetivo de melhorar a acessibilidade interna e externamente, conectar os diferentes modos de transporte motorizados e não motorizados, criar espaços capazes de fomentar o intercâmbio do conhecimento, incentivar a diversidade de usos, associando a moradia aos demais usos urbanos, de forma a garantir o atendimento e a permanência da população de menor renda e implantar infraestrutura e equipamentos urbanos que suportem o adensamento proposto.

O Processo de elaboração do PIU segue o disposto no Decreto 56.901/2016 e as contribuições a serem colhidas na consulta irão colaborar para o seu aperfeiçoamento. Após consolidação, o conteúdo final do PIU e o projeto de lei resultante serão objeto de debate com a sociedade em audiências públicas, para posteriormente encaminhamento à Assembleia Legislativa.