Pesquisa sobre Covid-19 nas obras entra em nova fase

Pesquisa sobre Covid-19 nas obras entra em nova fase

A Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção), passou a ser quinzenal e colher dados sobre o andamento da vacinação entre os trabalhadores da construção.

Nesta 68ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 590 obras, envolvendo 39.592 empregos diretos e terceirizados, de 2 a 16 de setembro. Das empresas pesquisadas, 29 informaram que 15.210 foram vacinados com a primeira dose e 5.092 com a segunda ou dose única. As demais estão levantando os dados sobre a vacinação.

Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus oscilaram de 0,01% para 0,09%, e os casos suspeitos, de 0,06% para 0,08% do pessoal empregado. Pela oitava semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela sétima semana seguida.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, reforçam a importância de as empresas estimularem a imunização dos trabalhadores e de seus familiares, inclusive os adolescentes. “Nossa responsabilidade é criar um clima favorável à vacinação, desmentindo fake news e posições negacionistas desprovidas de base científica”, afirmam.

Principais resultados da 68ª Pesquisa:

• 0,08% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,09% afastados por confirmação da doença;
  • 590 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 99,8% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das últimas rodadas da pesquisa:

68ª

63ª à 67ª