Perspectiva de queda da demanda abala expectativas da construção

Perspectiva de queda da demanda abala expectativas da construção

Empresas percebem as dificuldades futuras, aponta Sondagem do FGV/Ibre

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,7 ponto em julho, para 96,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice também caiu (0,3 ponto).

Os dados são da Sondagem da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). A pontuação vai de 0 a 200, denotando otimismo a partir de 100. As informações foram coletadas junto a 600 empresas, entre os dias 1 e 22 deste mês.

Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre, a confiança da construção não resistiu ao cenário adverso, e as expectativas com relação à evolução da demanda nos próximos meses ficaram mais negativas em quase todos os segmentos do setor.

“Houve piora até no segmento de Edificações Residenciais, que de acordo com as pesquisas de mercado vem mostrando uma certa resiliência, apontando um pessimismo moderado. Por outro lado, a percepção referente à atividade corrente, que ainda reflete o ciclo de negócios dos últimos dois anos, continuou favorável. Assim, esse movimento da confiança não representa uma reversão do crescimento observado no setor, mas sinaliza as dificuldades à frente que estão sendo percebidas pelas empresas,” observou a economista.

De fato, a queda do ICST foi influenciada exclusivamente pela piora das perspectivas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 2,3 pontos, para 98,9 pontos, voltando a ficar abaixo do nível neutro de 100 pontos após três meses.

Contribuiu para esse resultado o indicador da demanda prevista para os próximos três meses, que caiu 2,4 pontos, para 101,1 pontos, e o indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses, que caiu 2,1 pontos, para 96,7 pontos.

Já Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,9 ponto, para 94,8 pontos. O resultado foi influenciado principalmente pela melhora do indicador que mede o volume da carteira de contratos, que aumentou 1,4 ponto, para 97,3 pontos. O indicador que mede a satisfação com a situação atual dos negócios, por sua vez, subiu 0,5 ponto, para 92,3 pontos.

Expectativas para a demanda

Desde janeiro deste ano, as expectativas referentes à demanda nos meses seguintes (DP) têm oscilado bastante. A queda do indicador em julho (2,4 pontos na comparação com junho) ocorreu depois de pequena melhora no mês anterior.

Em julho, a média da pontuação do setor da construção ficou em 101,1 pontos. As empresas de Edificações pontuaram 95,5; as de Infraestrutura 100,7, e as de Serviços Especializados, 105,4.

Na comparação com dezembro, houve queda de 1,9 ponto. Nessa comparação, o indicador teve maior redução no segmento de Serviços Especializados (-4,6 pontos), mas os empresários mais pessimistas são os do segmento de Edificações.

Utilização da capacidade

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção subiu 0,8 ponto percentual (p.p), para 77,9%, maior valor desde dezembro de 2014 (78,4%). O Nuci de Mão de Obra e o Nuci de Máquinas e Equipamento também aumentaram 0,5 e 1,6 p.p, para 78,9% e 73,9%, respectivamente.