PBQP-H ganha novo portal

PBQP-H ganha novo portal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) colocou no ar o novo portal http://pbqp-h.mdr.gov.br do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Segundo a Pasta, a modernização da página permitirá consultas mais eficientes sobre as empresas que produzem, importam e distribuem materiais de construção em conformidade com as normas técnicas brasileiras, sistemas e produtos inovadores, e construtoras certificadas no âmbito do Programa.

De acordo com o ministro Rogério Marinho, qualquer cidadão brasileiro que se envolva no processo construtivo terá acesso às novas tecnologias, às inovações e às formas mais eficientes de edificar um prédio ou uma habitação. “O objetivo é uniformizar a construção de tal forma que não tenhamos dificuldade com as normas vigentes no território nacional e, como consequência, tenhamos uma habitação mais confortável e digna para a sociedade brasileira”, diz.

O novo portal deverá fornecer informações relevantes para construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes ou proponentes de sistema inovadores como forma de elevar a qualidade das edificações habitacionais brasileiras.

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, vinculado à Secretaria Nacional de Habitação do MDR, busca garantir a qualidade habitacional, com obras marcadas pela segurança e durabilidade, e a produtividade do setor da construção, a partir da sua modernização.

Atualmente, o PBQP-H conta com 21 Programas Setoriais da Qualidade (PSQ), liderados por 12 entidades setoriais nacionais, onde são monitoradas 684 empresas e 1.058 produtos-alvo de 775 marcas comerciais.