Opinião: Representatividade em alta

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Representatividade em alta

O SindusCon-SP e as entidades representativas dos trabalhadores da indústria da construção em todo o Estado de São Paulo renovaram nas últimas semanas as convenções coletivas de trabalho do setor.

Estas convenções trazem para as empresas e seus trabalhadores uma série de benefícios. Para os trabalhadores, impedem a corrosão dos salários pela inflação, estabelecem pisos salariais mínimos, proporcionam alimentação, saúde e segurança no trabalho, obrigam as empresas ao fornecimento de uniformes e protetores solares, entre outros itens.

Um aspecto relevante nestas convenções é a inserção de regramentos detalhados para assegurar os mesmos direitos aos trabalhadores das empresas subcontratadas pela construtora principal.

Para as empresas, entre outros benefícios estão a segurança jurídica em suas relações trabalhistas, a uniformidade de regras sobre salários, alimentação e outras obrigações, o atendimento às necessidades de saúde e segurança do trabalhador que levam à motivação do pessoal e ao aumento da produtividade, e o respaldo por atuarem dentro das diretrizes jurídicas da Reforma Trabalhista.

Mais uma vez, ficou consagrada a importância de negociações coletivas entre sindicatos efetivamente representativos de empregadores e trabalhadores. E, por consequência, reafirmou-se a necessidade de as respectivas categorias econômicas assegurarem a subsistência de seus sindicatos, para benefício do ambiente de trabalho e da produtividade em um dos setores que mais geram emprego no país.

Mais prazo para inscrições ao Prêmio BIM
O prazo para inscrições no 4º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação do Brasil nesta modalidade da construção civil, foi estendido até 15 de julho.

Realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), o prêmio visa promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em obras de engenharia, empresas de projetos, planejamento e construção, órgãos públicos e estatais, fornecedores de insumos para o setor, bem como estimular seu ensino e pesquisa nas universidades.

Conjunto de práticas colaborativas e ferramentas de concepção e gestão, o BIM é consagrado mundialmente e tem sido cada vez mais adotado no país por suas inegáveis vantagens em economia de custos, aumento da produtividade, cumprimento de prazos e transparência em projeto, execução e manutenção de empreendimentos.

As inscrições para as categorias Construtor, Projetista, Fornecedor, Contratante e Academia da premiação devem ser feitas pelo site www.premiobim.com.br . Os finalistas serão conhecidos em 9 de agosto, o júri deliberará em setembro e outubro, e a solenidade de premiação acontecerá em 24 de outubro.

Opinião do SindusCon-SP publicada na Folha de S. Paulo em 07/7/2019