Opinião: Preservar para não faltar

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Preservar para não faltar

Em celebração ao Dia Mundial da Água, o SindusCon-SP lançou uma campanha para conscientizar os colaboradores da construção civil a fazerem uso eficiente da água nos canteiros de obras.

A campanha está alinhada com a data criada pela ONU em 1992, para divulgar a importância de preservação do maior recurso natural finito do planeta.

Idealizada pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, a campanha criou materiais que as empresas podem baixar da internet e colocar ou distribuir nos seus canteiros de obras.

Os materiais têm dizeres como “Não demore no banho”, “Usamos água com consciência?”, “Não deixe a mangueira aberta”, “Um serviço bem realizado não desperdiça água”, “Não deixe a torneira aberta” e “Viu algum vazamento? Informe o responsável da obra”.

Estes dizeres são acompanhados de dados e informações sobre a importância da preservação e do uso eficiente da água. Os materiais podem ser baixados a partir do endereço no site do SindusCon-SP. Outras publicações relacionadas ao tema e à construção sustentável estão disponíveis em Cartilhas na biblioteca de documentos.

Responsabilidade social congregará os trabalhadores

SindusCon-SP, Seconci-SP, Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP realizarão em 27 de abril o 12º ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família. Maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista, o ConstruSer proporciona um dia de lazer, serviços, atividades educacionais e de geração de renda aos trabalhadores da construção e a seus familiares.

O ConstruSer terá atividades dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Haverá exames médicos e oficinas sobre nutrição saudável; informações sobre saúde e planejamento familiar; atividades esportivas e piscina; oficinas de robótica e games para jovens, e de confecção de porcelana personalizada e aromatizadores de ambiente; e atividades de sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.

O evento será realizado simultaneamente em Osasco, para os trabalhadores da capital, e em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André (para o ABCD), Cubatão (para a Baixada Santista), Rio Preto, São José dos Campos (para o Vale do Paraíba e o Alto Tietê) e Votorantim (para Sorocaba).

As empresas associadas ao SindusCon-SP e as contribuintes do Seconci-SP poderão inscrever seus trabalhadores e familiares gratuitamente. Contatos para a inscrição serão feitos pelos técnicos de segurança do Senai-SP. Informações e inscrições: com os gerentes do Seconci-SP no Interior, e na capital com [email protected] ou (11) 3664-5808, e com [email protected] ou (11) 3334-5630.

Opinião do SindusCon-SP publicada na Folha de S. Paulo em 31/3/2019