Opinião: Mais eficiência energética

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Mais eficiência energética

O consumo de energia elétrica em edificações representa 51% do consumo total do Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional de 2017. Já a construção de edifícios projetados para serem mais eficientes e retrofits de eficiência energética podem levar a uma redução de 30% a 50% de seu consumo de energia, diminuindo o custo de sua operação e beneficiando o meio ambiente.
Nesta perspectiva, o SindusCon-SP acaba de lançar na internet o Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações, para apoiar e fornecer conhecimento técnico aos agentes da cadeia produtiva do setor, com vistas à construção e à operação de edificações mais eficientes.
O guia resulta de uma colaboração do sindicato com o Ministério das Minas e Energia, mediante apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Está disponível em www.guiaenergiaedificacoes.com.br.
A publicação mostra a eficiência energética aplicada a sete tipos de edificações: casas, condomínios, prédios residenciais, edifícios de escritórios, shopping centers, hotéis e retails/logística. Traz informações sobre equipamentos e sistemas prediais relacionados à eficiência energética. E possibilita realizar simulações sobre o tipo de obra que se pretenda edificar.
Também acessível pelo celular, há no guia uma calculadora sobre possibilidades de eficiência no consumo em cada caso que se queira simular, levando-se em conta dados como tipo da edificação, área, cidade em que se localiza e tarifa local.
A publicação traz informações sobre energias renováveis, conceitos de projetos, impacto em uso, logística, operação de edificações que produzem sua própria energia e as certificações existentes e os elementos a se considerar para adotá-las ou não.
O guia também aborda comissionamento, fontes de financiamentos e subsídios. Traz estudos de caso, um tutorial e um link para que o internauta ofereça sugestões de aperfeiçoamento e atualização do conteúdo, tarefas a serem realizadas continuamente.
Com a mesma preocupação, o SindusCon-SP também acaba de lançar o Vídeo e o Guia Esquadria com Foco em Eficiência Energética, disponíveis em www.sindusconsp.com.br.
A publicação aborda questões como avaliação do desempenho térmico, propostas de tipologias mais eficientes e novas tecnologias. Apresenta sugestões como capacitação e formação de profissionais, viabilização de esquadrias eficientes para habitações de interesse social e integração da geração de energia fotovoltaica à esquadria.
Este guia mostra que, para a busca de uma esquadria eficiente, devem-se considerar os ganhos e perdas de calor, analisar sua aplicação ao longo de todo o ano e observar como a mesma será usada, sua flexibilidade e custo.
Com estas publicações, reforça-se a irreversibilidade de uma indústria da construção sustentável, ambientalmente correta e tecnicamente e economicamente viável.
*Conteúdo publicado originalmente na edição de 23 de dezembro da Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo