O SindusCon-SP e a inovação na indústria da construção civil

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

O SindusCon-SP e a inovação na indústria da construção civil

Nos últimos anos, um número crescente de construtoras indagava-se como inovar e melhorar seus negócios, acessando as startups. Estas buscavam um caminho para oferecer seus serviços às construtoras.

Desta necessidade mútua de aproximação nasceu o iCON Hub. Idealizado pelo SindusCon-­SP em parceria com a Neo Ventures, este hub foi criado para  fomentar a inovação e o empreendedorismo na construção civil, unindo construtoras, startups e centros de conhecimento e tecnologia.

Em menos de dois anos, o iCON consolidou-­se como o hub de inovação da construção. O primeiro ciclo de seu Programa de Inovação Aberta, realizado em 2020, constou de webinars de apresentação das necessidades das construtoras, assistidos por cerca de 450 startups nacionais e internacionais. Daí resultaram 150 inscrições de startups nacionais, das quais 18 chegaram à fase final e, destas, 5 foram selecionadas para trabalhar com construtoras.

Deste trabalho conjunto surgiram soluções para desafios em eficiência operacional, qualidade, gestão sustentável, ações de marketing e vendas, experiência do cliente, e digitalização de processos. O sucesso da iniciativa acaba de ser repetido no segundo ciclo do programa.

Recentemente, o iCON ativou o Open Innovation Channel (OIC), um canal de criação de oportunidades de negócios que permite conectar soluções existentes em multimercados às demandas das construtoras. Seu objetivo é facilitar e acelerar o processo de inovação aberta destas empresas, para atender demandas específicas que dispensem a etapa de preparação prévia dos ciclos do Programa de Inovação Aberta.

O OIC é um canal aberto e permanentemente ativo, que receberá soluções desenvolvidas por construtechs e proptechs. A busca é abrangente, porém direcionada às soluções aderentes às necessidades das construtoras.

As startups que participam do iCON recebem um selo que pode ser exibido em seus sites, apresentações institucionais, palestras, treinamentos, publicações em redes sociais, assinaturas de e-mails etc.

As construtoras e startups participantes relatam ganhos que vão além de melhoria da gestão e dos negócios. A indústria da construção aproximou-se de outros setores econômicos modernos. O hub fomenta o empreendedorismo e acelera o processo de inovação e transformação cultural e digital das construtoras. As soluções encontradas trarão benefícios para os futuros usuários dos empreendimentos imobiliários em construção.

Já as startups têm no iCON um ambiente que lhes possibilita fazer chegar, de maneira organizada, clara e objetiva, soluções para os desafios de um setor da construção outrora conservador e hoje em franca modernização em planejamento, execução de obras e gestão corporativa.

A atividade dinâmica e criativa dos participantes do iCON Hub é um alento para toda a construção civil, nestes tristes tempos de pandemia. Conheça-o: https://www.iconhub.com.br  .

O texto reflete a íntegra da coluna Entre Aspas publicada semanalmente pelo SinduCon-SP no jornal O Estado de S. Paulo (edição 28/05/2021).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content