Nota de falecimento

Homenagem ao engenheiro Augusto Vasconcelos

Por Redação SindusCon-SP 11/01/2021 17:22:56

A Diretoria do SindusCon-SP informa com pesar o falecimento do engenheiro Augusto Carlos Vasconcelos, em 25 de dezembro último. Em novembro, este professor havia completado 98 anos, ainda estava em atividade e foi homenageado no 21º Seminário Tecnologia de Edificações do SindusCon-SP.

Transcrevemos abaixo homenagem prestada pelo presidente do Ibracon, professor Paulo Helene:

Pequeno tributo a um grande Homem

Me caberia noticiar o falecimento do querido Eng. Augusto Carlos Vasconcelos, ocorrido na madrugada de  25.12.2020, em São Paulo.

Difícil, muito difícil, o Vasco, como afetivamente nós o chamávamos, é imortal. Alegria, energia de vida, prazer em desfrutar e usar toda a inteligência privilegiada que tinha para fazer amigos, mostrar soluções, defender a tecnologia do concreto, simplificar as estruturas complexas, tinha o dom da simplicidade e uma humildade altiva e luminosa.

Sem querer, nós que o conhecemos nos curvamos muitas vezes às suas ponderações e soluções brilhantes. Ele não tinha só um QI elevado e sabia muito bem utilizá-lo… Vasco também tinha um QE (quociente emocional) privilegiado, ou seja, uma grande capacidade para perceber, controlar, avaliar e expressar emoções. Sempre foi afetivo, amigável, otimista, contagiante, não há outra palavra melhor… conseguia envolver as pessoas a seu redor.

Com memória sem igual, sempre chamava o interlocutor pelo nome e tinha uma palavra, uma brincadeira, que o inseria no grupo, na equipe. Não tinha como não ficar confortável a seu lado. Tornava qualquer Mestre um aprendiz e um admirador de suas atitudes, gestos e palavras.

Sua trajetória profissional é extensa, brilhante e não consigo registrar aqui e vai merecer uma matéria específica na revista Concreto & Construções. O que dizer também de sua dedicação às entidades do setor; assíduo participante das reuniões na Abece, no Instituto de Engenharia e principalmente no Instituto Brasileiro do Concreto. Nunca perdeu uma reunião de Conselho, um Congresso Brasileiro do Concreto e sempre esteve entre as maiores estrelas.

Foi por anos o Conselheiro mais votado pelos associados, recebeu vários prêmios e homenagens e é Sócio Honorário do Ibracon, galardão maior do Instituto. Exemplo de seriedade e interesse profissional, nos eventos, sentava-se nas primeiras filas e não deixava de ao final de um simples artigo de um pesquisador iniciante, ou de uma palestra de brilhante conferencista convidado, dar sua contribuição e sua palavra de reconhecimento e incentivo.

Querido Vasco, descanse e desfrute da paz celestial, você merece muito por tudo que construiu e mostrou para nós na área técnica e no exemplo humano…. Tenho certeza que seguirá projetando e construindo belas pontes na eternidade.

Paulo Helene,

Diretor Presidente do Ibracon