Nota de falecimento: engenheiro Mario Franco

Nota de falecimento: engenheiro Mario Franco
Engenheiro Mario Franco

Faleceu aos 90 anos, em 4 de setembro, o engenheiro civil e professor aposentado da FAU-USP Mario Franco. Com 68 anos de profissão, é considerado uma das maiores autoridades em engenharia estrutural do país.

Nascido em Livorno em 1929, foi obrigado a deixar a Itália com a família de origem judaica em 1939, por causa da perseguição imposta pelas leis raciais do regime fascista de Benito Mussolini.

Mudou-se para São Paulo, estudou no Colégio Dante Alighieri e se formou em 1951 na Poli-USP, onde também lecionou no Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações. Na FAU, ensinou Resistência dos Materiais e Sistemas Estruturais de 1972 a 1999. Foi ainda professor visitante do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e em Macau (China).

Em 1952, tornou-se sócio fundador do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis Ltda., tendo participado de mais de 2.000 projetos estruturais no país. O último deles foi o do empreendimento Cidade Matarazzo, em fase de construção, em São Paulo.

Também na capital paulista, sua assinatura está em projetos marcantes como os do Othon Palace Hotel, Edifício São Vito, Palácio das Convenções do Anhembi, Centro Empresarial Nações Unidas, Instituto Tomie Othake, Hotel Unique, Edifício Rochaverá, as duas torres espelhadas do Pátio Victor Malzoni e o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia.

Em conjunto com os arquitetos Croce, Aflalo e Gasperini, venceu em 1962 o concurso para o projeto do edifício Peugeot, que à época teria sido o mais alto de Buenos Aires, e o mais alto do mundo em concreto. O prédio nunca foi construído por motivos financeiros, porém o projeto se notabilizou por sua solução estrutural para a questão da ação do vento.

Franco contribuiu para a melhoria na relação entre arquitetos e estruturalistas ao procurar integrar-se ao projeto arquitetônico, somando a este o valor da estrutura. “O arquiteto considerar o calculista um mal necessário é passado, hoje o pensamento é mais global”, afirmou em 2009, em entrevista à revista Techné

Palestrante muito requisitado dos Seminários de Tecnologia de Estruturas do SindusCon-SP e de outros eventos, Franco também conquistou diversas premiações. A Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) conferiu-lhe o título de Personalidade de Engenharia Estrutural 2011 e o Prêmio Talento Engenharia Estrutural em 2003, 2005 e 2008. Em 2009, foi um dos homenageados do Destaques Abece.

Associado da Abece desde sua fundação em 1994, Franco foi membro do conselho nas gestões 1996-1998 e 2000-2002 e recebeu o título de Associado Honorário, em 2003, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural e consultiva.

Entre outras premiações, também conquistou o Prêmio Emilio Baumgart (Ibracon – 1985), Eminente Engenheiro do Ano 2001 (Instituto de Engenharia de São Paulo) e Prêmio Melhor Trabalho Técnico do Ano (1999, 2002 e 2003).

Condolências podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] .