Tecnologia e Qualidade

Norma técnica de fundações tem consulta nacional até 18/2

Revisão abrange 17 tipos e define critérios para avaliar seu desempenho

Por Rafael Marko 12/02/2019 15:06:45

Encerra-se em 18 de fevereiro o prazo para a apresentação de sugestões na Consulta Nacional sobre o Projeto de Revisão da Norma Técnica ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações. O texto traz critérios de projeto, procedimentos de execução para 17 tipos de fundações e define critérios para a avaliação do seu desempenho.

Pelo projeto, a especificação do concreto utilizado nas fundações profundas passará a levar em consideração, além do tipo de fundação, a classe de agressividade ambiental, definida na ABNT NBR 6118.

Outra alteração importante é a inclusão da avaliação técnica do projeto, prática cada vez mais comum em normas de projeto de sistemas estruturais.

A norma não contempla os tipos de fundação com aplicação restrita (sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação, melhoramento do solo etc.) e aqueles em desuso (caixões pneumáticos etc.). Tais fundações podem ser utilizadas com as adaptações necessárias a partir dos tipos apresentados na norma.

Com informações da CBIC

Rua Dona Veridiana, 55