Não fique de fora! Inscreva-se no encontro com o Secretário Nacional da Habitação amanhã

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação

Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação irá participar do webinar em comemoração aos 21 anos do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP e do lançamento da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, no dia 9 de dezembro, às 9 horas.

Santos irá abordar, juntamente com Arnd Helmke, diretor de Projetos da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) , a importância da cooperação de diversos agentes na promoção da sustentabilidade na construção.

Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Fábio Villas Bôas, coordenador do Comasp farão a abertura do evento e, na sequência será a vez do painel chamado Ontem e Hoje, que terá a participação de Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.

Vanessa Gomes, Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), nos temas análise do ciclo de vida e políticas públicas para eficiência energética de edificações e docente na Faculdade de Engenharia Civil, arquitetura e urbanismo da UNICAMP, irá abordar o tema Análise do Ciclo de Vida das edificações, estímulos e barreiras para o setor da construção civil.

O painel Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção, será apresentado por Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do Comasp e Philipp Höppner, coordenador da GIZ, que também é realizadora do evento.

Daniel Wagner, assessor técnico da GIZ fará o lançamento da CECarbon, ferramenta online, voltada para o setor de edificações, que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do uso de materiais, transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.

A calculadora foi desenvolvida em pelo SindusCon-SP em parceria com a GIZ e contou com a participação de empresas associadas ao SindusCon-SP.

Evento também comemorará os 21 anos do Comasp

As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui. Veja a programação abaixo:

9h | Painel 1
Abertura
• Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP
• Fábio Villas Bôas, coordenador do COMASP

Formas de cooperação – importância do engajamento de múltiplos setores na promoção de sustentabilidade na construção
• Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação
• Arnd Helmke, diretor de Projetos da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável –  GIZ

Comasp 21 anos – ontem e hoje
• Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP
• Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-Presidente do SindusCon-SP

9h45 I Painel 2
Estímulos e Barreiras para ACV em edificações
• Vanessa Gomes, assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas e docente na UNICAMP

10h20 I Painel 3
Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção
• Philipp Höppner, coordenador da GIZ
• Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP

Lançamento da CECarbon – calculadora de consumo energético e emissões de carbono na construção civil
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ

Intervalo

CECarbon – Apresentação das funcionalidades da calculadora
• Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital
• Elisa Guida, consultora da Pangea Capital

Oportunidades e engajamentos
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ

• Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP

12h20 – 12h30

Debate e encerramento

*Programação sujeita a alteração

Apoiam o evento: ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CBH-AT– Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê, ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de sistemas prediais, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABRAMAT-  Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, CB002, GBC BRASIL- Green Building Council Brasil, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, SECOVI-SP- Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.