Ministro das Minas e Energia apresenta plano de ação em São Paulo

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Ministro das Minas e Energia apresenta plano de ação em São Paulo
Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque

No dia 13 de fevereiro, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque apresentou seu programa de ação para impulsionar o setor, ampliar a participação no comércio internacional e dinamizar a economia, em almoço com os empresários e representantes de empresas e organizações do setor da construção civil e habitação em São Paulo. O presidente do Sinduscon São Paulo, Odair Senra, representou a entidade no encontro.

“Temos um grande desafio de aumentar a capacidade de geração de energia em 44% e de transmissão do insumo em 38% até 2029. Buscamos um crescimento de 21% da oferta de energia per capita em 10 anos”, destacou Albuquerque.  Segundo o ministro, os investimentos setoriais totais chegarão a R$ 2,3 trilhões até 2029.

Um dos caminhos para isso será superar as exportações e aumentar a atividade mineral. A expectativa, de acordo com Albuquerque, é que o Brasil seja o quinto maior produtor de petróleo do mundo em 2029, esteja entre os cinco maiores exportadores do mundo e com 14% da participação do gás na oferta de energia, dobrando a produção de biocombustíveis.

O ministro apresentou os pontos que foram trabalhados ao longo de 2019, abordou o importante papel do Brasil nas relações comerciais internacionais e também a questão da sustentabilidade relacionadas às matrizes energéticas renováveis e não renováveis. “O Brasil tem uma das matrizes mais limpas do mundo”, afirmou.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, que destacou a importância do trabalho do ministro em recente viagem de estreitamento comercial com a Índia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo