Menos energia e emissões de CO2 na construção

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Menos energia e emissões de CO2 na construção

Saiba como usar todo o potencial da CECarbon

Comprometidos com a sustentabilidade, o SindusCon-SP e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), desenvolveram e lançaram a CECarbon – ferramenta online de cálculo de consumo energético e de emissões de carbono de edificações.

Fácil, gratuita e confiável, a CECarbon proporciona a elaboração de inventários de impacto ambiental de empreendimentos, exigidos na Portaria de Requisitos 959/2021 do programa Casa Verde e Amarela, e facilita a obtenção de créditos privados.

A ferramenta permite que as construtoras escolham materiais e sistemas produtivos com foco na redução das emissões e do consumo de energia, desde a fase de projeto; possibilita melhorar planejamento, projeto, construção e gestão dos empreendimentos; propiciará a criação de indicadores para o setor e engajará fornecedores de projetos, materiais e equipamentos nas metas de redução de emissões e de energia.

As construtoras e incorporadoras que a utilizarem poderão comprovar e divulgar a sustentabilidade na execução de suas edificações, conquistando um diferencial competitivo.

Para capacitar os usuários no uso da ferramenta, o SindusCon-SP e a GIZ, em parceria com a SNH, lançaram um curso destinado a incorporadores, construtores, projetistas, engenheiros, arquitetos e público em geral.

O curso gratuito ministrado pela Quali-A traz uma contextualização sobre emissões de carbono e eficiência energética, dá uma visão geral da CECarbon, ensina como utilizá-la e a gerar relatórios, reportes e inventários. Para acessá-lo, entre em https://sinduscon.ead.voxeldigital.com.br .

Com isso, em 2022 será possível potencializar o uso da ferramenta em nível nacional, formar uma base de dados para o setor de edificações, possibilitar a comparação entre obras de mesma tipologia e integrar a ferramenta com os procedimentos dos setores público e privado.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content