Materiais de construção: faturamento caiu em janeiro

Materiais de construção: faturamento caiu em janeiro

O faturamento da indústria de materiais de construção caiu 1% em janeiro, em relação a dezembro, 3,5% na comparação com janeiro de 2018. Já indicador de faturamento acumulado (últimos 12 meses), o balanço segue positivo, com alta de 0,5%.

Os dados foram divulgados em 12 de fevereiro pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Segundo a entidade, o emprego no setor caiu 1,3% em janeiro, na comparação com dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de contratações elevou-se em 1,4%. A pesquisa mensal é feita pela FGV.

O resultado em janeiro não preocupa o setor, que ainda mantém otimismo, segundo Rodrigo Navarro, presidente da Abramat. “Em 2019, a expectativa é de que o crescimento apresentado pelo setor no ano anterior se mantenha sustentável. A retomada de obras de infraestrutura, bem como a agenda de reformas econômicas terão parte importante no desempenho da indústria de materiais de construção. O setor planeja investir e recontratar em 2019 e, apesar da nossa pesquisa indicar uma desaceleração na retomada, a expectativa se mantém para o fechamento do ano com crescimento de 2% no faturamento em relação a 2018”.

Em janeiro, registraram queda os faturamentos dos materiais de base (-1,7%) e dos materiais de acabamento (-0,3%), em relação ao mês anterior.

Com informações da Abramat