Lançado o 6º Prêmio Seconci-SP de SST

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Lançado o 6º Prêmio Seconci-SP de SST

Com a participação de representantes de 35 empresas, realizou-se em 19 de março o workshop de lançamento do 6º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Ao abrir o evento, o presidente da entidade e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, afirmou que a retomada da construção em curso é o momento para se investir na “SST que faça a diferença no canteiro de obra, por isso a premiação está no caminho certo e o Seconci-SP está aí para colaborar com as empresas nesse campo”.

A premiação, realizada pelo Seconci-SP em parceria com o SindusCon-SP, destina-se a reconhecer e divulgar as melhores práticas inovadoras em SST nos canteiros de obras no Estado de São Paulo.

No workshop, a superintendente do Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana) do Seconci-SP, Norma Araujo, destacou que as empresas participantes não poderão ter registrado acidentes fatais em todas as suas obras, desde 2018 até a data da premiação, 6 de novembro de 2019.

Ela também ressaltou a aproximação entre a Direção Estratégica do Prêmio, a Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora, para que neste ano a premiação identifique as melhores práticas voltadas à inovação em SST. Integram a Direção Estratégica: Haruo Ishikawa; Maristela Honda, vice-presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP; Sergio Porto, vice-presidente Financeiro do Seconci-SP e representante do SindusCon-SP junto à Fiesp; e o superintendente geral do Seconci-SP, Fernando Costa.

A gerente de Comunicação do Seconci-SP, Fátima Cardoso, apresentou o regulamento do certame. O gerente de Segurança Ocupacional, José Bassili, explicou como será feita a avaliação técnica, neste ano com ênfase sobre o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). E a gerente de Relacionamento com o Mercado, Flávia Coelho, apresentou os benefícios da premiação para empresas participantes, seus trabalhadores e o mercado.

Inscrições

As inscrições para o prêmio vão de 1º de abril a 14 de junho, pelo site www.premioseconci-sp.com.br , onde também estará o regulamento. Informações: [email protected].

Para se inscrever é preciso que a empresa tenha canteiros de obra localizados no Estado de São Paulo, entre edificações (residenciais, comerciais, industriais, esportivas, portuárias, aeroportuárias, educacionais e hospitalares) e obras de arte (pontes e viadutos).

A premiação é dividida em três categorias: Controle de Riscos no Canteiro (trabalhos em prol da segurança dos trabalhadores); Controle da Saúde no Canteiro (práticas exemplares de manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores); e Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra (ações para minimizar os transtornos causados na vizinhança e que tem como objetivo diminuir o impacto no meio ambiente).

Visando incentivar a participação de empresas de todos os portes, o Estado foi dividido em 7 regiões, portanto os cases inscritos concorrerão somente com projetos de sua região.

Além disso, o Comitê Organizador concederá dois prêmios especiais: Trabalhador ou Trabalhadora Modelo, que vai escolher o profissional mais comprometido com a saúde e segurança do trabalho e exemplo para os demais, e Personalidade do Ano, destinado a uma pessoa com grande representatividade no setor da Saúde e Segurança do trabalho.