LAB Técnico: Deca apresenta avanços em sustentabilidade e tecnologia

LAB Técnico: Deca apresenta avanços em sustentabilidade e tecnologia

IMG_4851As ações da Deca em louças e metais sanitários, voltadas especialmente a sustentabilidade, tecnologia, desempenho e acessibilidade, foram apresentadas em LAB Técnico ao Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, em 8 de novembro.
Pela Deca, compareceram os engenheiros Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr., Arnaldo de Camargo Barbosa Jr. e a arquiteta Erica Bonilia Martins Queiroz. O encontro foi conduzido pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli.
Oliveira anunciou que a empresa busca avançar na redução das pegadas hídrica e de carbono. Além dos redutores de vazão e aeradores já fabricados, trabalha desenvolvendo documentação e declaração ambiental de produto, tendo como referência a norma ISO. Estão em desenvolvimento duchas com redutores de vazão, que não ocasionem desconforto ao usuário.
IMG_4843Da mesma forma, além dos mecanismos para caixa acoplada e restritores já fabricados, a empresa dispõe de um dispositivo que permite gerenciar a vazão de água. Avançando em OiT (Tecnologia das Coisas), desenvolve um aplicativo que avisará no celular o gasto em água e energia, e uma torneira que controla o volume de água filtrada a ser servido. E se dispõe a dar palestras e assessorar condomínios em programas de conservação de água.
Na área de BIM (Modelagem da Informação da Construção), a Deca fará em 2019 uma revisão em sua Biblioteca de Modelos e pretende disponibilizá-la em IFC, para sua operacionalização por qualquer software. A empresa pretende incluir informações sobre manutenção, durabilidade e desempenho dos produtos.
IMG_4891Também haverá avanços em relação à documentação para o atendimento das exigências da Norma de Desempenho, na sequência do trabalho já desenvolvido por meio dos manuais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento (Asfamas): Instruções, Uso, Operação e Manutenção de Metais Sanitários e de Louças Sanitárias para Sistemas Prediais.
No quesito acessibilidade, a empresa dispõe de produtos como caixas acopladas com botão saltado para acionamento, barras e cadeiras de banho e torneiras de fácil acionamento.
Por solicitação de Oliveira, os membros do CTQ ofereceram diversas sugestões de aperfeiçoamento, tais como: disponibilização de kits completos em vez de produtos isolados; dispensa de embalagens individuais com seus respectivos manuais para lotes de produtos idênticos; desenvolvimento de sistema de tratamento de esgoto para unidades unifamiliares; busca de solução para redução de ruído nos sistemas de descarga e enchimento de bacias sanitárias; informações sobre compatibilidade entre torneiras e cubas existentes no mercado; sintonia de vazão entre o volume de água que sai do chuveiro e a capacidade de vazão do ralo; e modernização do design da linha básica de louças sanitárias.