José Romeu Ferraz Neto assume presidência da FIABCI-BRASIL para biênio 2019-2021

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

José Romeu Ferraz Neto, vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP assumirá a presidência do Conselho Diretor da Fiabci-Brasil
José Romeu Ferraz Neto, vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP assumiu a presidência da Fiabci-Brasil

José Romeu Ferraz Neto, vice-presidente de Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) assumiu a presidência da Federação Internacional Imobiliária (Fiabci-Brasil), que realizou suas eleições em reunião de Assembleia Geral em 8 de abril de 2019, para o biênio de 2019-2021.

A chapa única que concorreu no pleito à Diretoria da Fiabci-Brasil foi eleita por unanimidade. Na ocasião, também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo para o mandato de mesmo período.

Ferraz Neto afirmou que com a globalização e a rápida comunicação, a FIABCI-Brasil deverá cumprir o seu papel sendo o braço internacional de seus associados e entidades filiadas. “No Brasil, a entidade pode auxiliar na intermediação de propostas e no intercâmbio de informações vitais e tendências para o desenvolvimento do setor mundialmente”, destacou na coluna Fiabci-Brasil publicada no dia 24 de setembro no jornal O Estado de S. Paulo.

Veja abaixo a íntegra do material:

José Romeu Ferraz Neto assumiu em setembro a presidência da Federação Internacional Imobiliária (FIABCI-BRASIL) para o biênio 2019-2021. Ele, que é também vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e sócio da RFM Construtora, entra com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que já estava sendo feito de forma conceituada nos últimos anos.

O propósito da entidade, fundada em meados da década de 40 na França pelo administrador de imóveis Pierre Colleville, é envolver todos os profissionais do setor imobiliário e da construção civil de forma global.

A principal característica da FIABCI e o que a faz distinta de outras associações é a abrangência de diferentes perfis de membros associados, que podem ser corretores, administradores, consultores, incorporadores, construtores, arquitetos, designers e fornecedores, entre outros. Internacionalmente, a FIABCI é conhecida por “umbrella organization”, por ter esse aspecto guarda-chuva de englobar diferentes profissionais.

Outro ponto importante para a federação é a representatividade dentro da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente do United Nations Economic and Social Council (ECOSOC). A FIABCI é a única organização sem fins lucrativos do setor privado que obteve essa representatividade, e que tem o presidente mundial e alguns membros da diretoria convocados para reuniões periódicas na ONU.

O atual presidente da FIABCI-BRASIL concedeu uma entrevista sobre o que espera para o futuro da entidade. Confira abaixo:

O que você espera para este mandato? Quais seus planos?

A FIABCI-BRASIL vem sido dirigida brilhantemente nos últimos anos, portanto nossa missão será continuar a execução das tarefas e fazer um trabalho junto às entidades de classe, no sentido de a instituição ser o braço internacional nesta representatividade. Esperamos grandes conquistas.

Quais serão os principais avanços para a federação nesse biênio?

Procuraremos consolidar cada vez mais a importância da FIABCI-BRASIL em relação à representatividade internacional e continuar o trabalho de expansão da entidade junto a outros estados do Brasil. Como o papel da FIABCI é agregar diferentes profissionais do ramo imobiliário, sejam eles incorporadores, construtores, imobiliárias, arquitetos, advogados, engenheiros, consultores, enfim, toda a cadeia imobiliária, pretendemos que a instituição se torne mais conhecida e possa ser considerada um ponto de apoio para as pessoas físicas e jurídicas que se dedicam ao setor.

Qual é a importância da federação para a indústria imobiliária?

Com a globalização e a rápida comunicação, a FIABCI-BRASIL deverá cumprir o seu papel sendo o braço internacional de seus associados e entidades filiadas. No Brasil, a entidade pode auxiliar na intermediação de propostas e no intercâmbio de informações vitais e tendências para o desenvolvimento do setor mundialmente.

O que o senhor espera do setor imobiliário para os próximos anos?

Vislumbramos um cenário positivo pela frente. Estamos atentos a um crescimento, depois de cinco anos de forte retração. A demanda, que já era alta, aumentou ainda mais, e as empresas do ramo imobiliário estão preparadas para este crescimento.

Como o mercado imobiliário brasileiro está diante de outros países?

Temos participado de congressos mundiais em que há uma troca de informações muito rica. Esses congressos são anuais e qualquer profissional da área pode participar. Notamos, na participação nestes eventos, que estamos atualizados, porém podemos avançar muito mais, principalmente na parte de licenciamento, processos construtivos e legislação.