Joice Hasselmann defende mudança do Plano Diretor em 2021

Por Daniela Barbará

Joice Hasselmann defende mudança do Plano Diretor em 2021
Lores sabatina candidata Joice

Desde 2017, a Câmara Municipal vem debatendo a Lei de Zoneamento e Plano Diretor da cidade de São Paulo. De acordo com a candidata à prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), se for eleita, o Plano deverá ser mudado porque é um freio de mão que deixa a roda presa da construção em São Paulo que gera uma série de consequências para quem constrói e quem quer comprar no setor da construção e habitação. “Ele precisa ser mudado em 2021. As questões que regem parcelamento do solo e construção de mais unidades por metro quadrado de terreno já podem ser mudadas na força da caneta, enquanto outras vão ter que passar pela Câmara Municipal e é uma questão de tempo para conseguir”, afirmou.

Adensamento e mobilização

No encontro virtual organizado pelas entidades de construção com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Joice defendeu em 21 de outubro  o debate republicano com os membros da Câmara para implementar mudanças de mobilidade, reurbanização, verticalização, aproveitamento do solo, urbanização, rever limitação de altura e trabalhar pela extinção desse gabarito limitador de uma forma muito rápida. “Há também uma demanda muito grande da cota máxima do terreno e a questão de garagem, pontos que também precisam ser revistos”.

A candidata disse ser sua maior preocupação a economia da cidade e, por isso, a indústria da construção civil deverá ser fomentada como forma de impulsionar a economia. “Tudo que puder fazer para acabar com a desburocratização do setor da construção irei fazer. O freio de mão do Plano diretor e a Lei de Zoneamento irei remover assim que começar a trabalhar. Aquilo que não depender da câmara irá ser feito assim que tomar posse”.

Quando questionada sobre como convencer essa São Paulo que não quer moradores de famílias de baixa renda por perto, a candidata destacou que vai trabalhar para o que é bom para a população total. “Nós temos espaços que são de todos e não vamos empurrar a classe média para a periferia. Não é uma crítica, mas vamos trabalhar com a razoabilidade”.

Joice defendeu que irá trazer para a região central a população em um centro revitalizado e aproveitando as áreas de terrenos nos centros expandidos também, nos quais a população estará mais perto dos empregos e das residências. “Vamos fazer mais Copans”, afirmou em referência ao Copan, um dos grandes projetos de São Paulo apresentado por Oscar Niemeyer em 1951. “Preciso de uma economia pujante e de geração de emprego e impostos para que entre dinheiro no caixa da prefeitura. Vamos pensar de maneira cartesiana e matemática”, destacou.

Joice lembrou que em São Paulo existem os prédios privados e públicos e abandonados em bom estado com elevadas dívidas de IPTU, que podem ser transformados em moradias populares. Segundo ela, a desapropriação desses imóveis fará com que a prefeitura passe a ter milhares deles ao mesmo tempo que seus proprietários originais se livrariam de dívidas antigas imensas.

A candidata se comprometeu a implementar um grande conselho consultivo na prefeitura com a participação de várias frentes – como associações, sindicatos, entidades de classe, universidades, cientistas – que possam definir em conjunto as prioridades para a cidade com foco e efetividade na busca das melhores soluções.

Mobilidade

O combate às máfias, desenvolvimento de tecnologia e a melhoria da qualidade do transporte na cidade são as propostas de Joice relacionadas à mobilidade. “Vamos melhorar a qualidade do transporte coletivo sem aumentar preço de passagem, ampliar a integração entre os modais e lançar um aplicativo gratuito que indique as melhores opções de deslocamento para os habitantes de qualquer região”.

Outra proposta de Joice está em criar shoppings e áreas comerciais efetivas nas regiões mais povoadas, nas quais a população poderá consumir e trabalhar mais próxima de suas residências.

Joice disse que também enxugará vários órgãos públicos, como SPTrans, e criaria duas secretarias: integração, que atuaria como um grande gestor integrado, e de empreendedorismo, com o foco na qualificação e geração de empregos e renda. “Assim vamos gerar capacitação, linha de crédito e assessoria de investimento”.

Vamos montar um grande hub de tecnologia no centro de São Paulo com transporte abundante, jovens consumidores e circulando em áreas revitalizadas com circuito de compras que funcionem”.

Em relação à viabilizar retrofits, Joice destacou que seu plano envolve integrar as partes envolvidas e os atores, como os órgão de controle, antes do começo das ações de manutenção, ajustes, construção e afins, eliminando assim ao máximo a burocracia e encontrando uma solução integrada

Sabatinas

A série de encontros com os candidatos está sendo realizada por SindusCon-SP, Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), IE (Instituto de Engenharia) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação), com mediação do jornalista Raul Juste Lores, diretor da revista Veja São Paulo e comentarista da rádio CBN. O próximo encontro será em 27 de outubro com Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura paulistana pelo PT.

Os encontros

Assista nos links abaixo aos debates realizados:

7 de outubro – Arthur do Val (Patriota)

13 de outubro – Márcio França (PSB)

14 de outubro – Andrea Matarazzo (PSD)

20 de outubro – 17h – Jilmar Tatto (PT)

21 de outubro – 17h – Joice Hasselmann (PSL)

Assista pelo canal do Secovi-SP no YouTube aos demais confirmados:

27 de outubro – 17h – Guilherme Boulos (PSOL)

4 de novembro – 17h – Bruno Covas (PSDB)