Opinião: Construção com excelência

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Construção com excelência

O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação do Brasil nesta modalidade da construção civil, terá sua quarta edição neste ano.

Realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), o prêmio visa promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em obras de engenharia, empresas de projetos, planejamento e construção, órgãos públicos e estatais, fornecedores de insumos para o setor, bem como estimular seu ensino e pesquisa nas universidades.

Conjunto de práticas colaborativas e ferramentas de concepção e gestão, o BIM é consagrado mundialmente e tem sido cada vez mais adotado no país por suas inegáveis vantagens em economia de custos, aumento da produtividade, cumprimento de prazos e transparência em projeto, execução e manutenção de empreendimentos.

Para lançar a quarta edição e apresentar os cases que mereceram a láurea em 2018, o SindusCon-SP e o CTQ realizarão o Workshop Vencedores do 3º Prêmio de Excelência BIM, em 7 de maio, das 8 às 12 horas, na sede da entidade.

Destinado ao público em geral, o evento será uma oportunidade única para se conhecer alguns dos melhores procedimentos no uso da modelagem e na sua pesquisa acadêmica, realizados no Brasil.

No workshop, a Método Engenharia, vencedora na Categoria Construtor do Prêmio em 2017, mostrará s adoção do BIM como premissa básica nos seus empreendimentos, sua abrangência de usos, a integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e canteiro, e as métricas para aferir os ganhos obtidos.

A MHA Engenharia, laureada na Categoria Projetista, apresentará o case em que integrou ferramentas, automatizou a documentação e resolveu problemas conhecidos de forma criativa, mostrando-se apta a participar de empreendimentos de qualquer complexidade ou magnitude.

Premiada na Categoria Fornecedor, a Saint Gobain do Brasil exibirá sua solução de forma muito próxima aos usuários finais, embutindo qualidade e relevância nas informações constantes nos componentes de sua biblioteca BIM.

A MPD Engenharia e Incorporação, vencedora da Categoria Contratante, mostrará como aliou gestão das equipes, correta estruturação de documentação, fluxos de trabalho e informações da modelagem à proposta de parceria junto aos projetistas que não utilizavam BIM.

O vencedor na Categoria Academia, Alex Roda Maciel, da Universidade de São Paulo, apresentará sua contribuição relevante num tema inovador e pouco explorado do BIM mundialmente, e o resultado atingido ao integrar projeto e indústria da construção.

Os cases serão debatidos com o público e ao final haverá o lançamento do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2019. As inscrições, para participação presencial e à distância, devem ser feitas pelo site www.sindusconsp.com.br .

Opinião do SindusCon-SP publicada na Folha de S. Paulo em 28/4/2019