Inscrições para o Prêmio de Excelência BIM vão até dia 30 de junho

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Inscrições para o Prêmio de Excelência BIM vão até dia 30 de junho

O SindusCon-SP lançou a quarta edição do Prêmio de Excelência BIM. As inscrições do prêmio devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.premiobim.com.br até o dia 30 de junho. Os finalistas serão conhecidos no dia 9 de agosto. No dia 9 de setembro terá início a apresentação aos jurados e no dia 30 de setembro será feita a apresentação dos finalistas aos jurados. No dia 24 de outubro será a data da premiação final da quarta edição.

Há cerca de dez anos, o mercado de construção civil estuda e desenvolve projetos com a ferramenta Building Information Modeling (BIM). O SindusCon-SP, que sempre acompanhou de perto esse movimento no mundo, foi o pioneiro no debate no cenário nacional sobre a implementação e divulgação da plataforma. Com isso, trouxe o tema para seus associados, profissionais do mercado e estudantes do setor e, como forma de reconhecer projetos relevantes, também criou o Prêmio Excelência BIM.

O prêmio já reconheceu iniciativas de diversos portes e segmentos nas categorias Contratante, Academia, Projetista, Fornecedor e Construtor. Como parte da premiação, os vencedores são convidados a apresentar seus cases premiados no ano seguinte.

De acordo com o coordenador do Júri, Prof. Eduardo Toledo (USP) o corpo de jurados será indicado pelas seguintes entidades do setor da Construção: SindusCon-SP, ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), Secovi-SP (Sind. das Empresas de Compra, Venda, Locação e Adm. de Imóveis/SP), além de universidades internacionais.

De acordo com Fernando Fernandes, membro do CTQ e do Grupo de Trabalho BIM, o sucesso que o Prêmio BIM vem obtendo apenas confirma a importância desta ferramenta. “O BIM proporciona economia de custos, aumento da produtividade, cumprimento de prazos e transparência em projeto, execução e manutenção de empreendimentos. Ele torna-se ainda mais importante no momento em que a construção depende de um aumento contínuo da produtividade para sobreviver nestes tempos difíceis”, destacou Fernandes.