Indústria imobiliária lida com novos desafios

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Indústria imobiliária lida com novos desafios

Setor trabalha para ofertar produtos acessíveis a todos

O ano de 2021 tem sido satisfatório para grande parte da indústria imobiliária. O volume de lançamentos de empreendimentos e as vendas de novas unidades habitacionais superaram os resultados de 2020. 

No terceiro trimestre, os lançamentos seguiram em alta. Em muitos empreendimentos, as vendas foram um sucesso; em outros, também aconteceram, embora em ritmo menor que o esperado. Este é um reflexo da elevação dos preços dos imóveis, decorrente do aumento dos preços dos insumos da construção. 

Paralelamente, os juros do crédito imobiliário começaram a subir, enquanto a renda das famílias não evolui na mesma proporção. Investidores que normalmente colocam suas fichas na incorporação reexaminam novos projetos, ante o crescimento dos juros no mercado financeiro. Outros seguem enxergando em nichos do mercado imobiliário um potencial bastante atrativo em meio às incertezas da economia – o conceito de que imóvel significa moeda forte.

Criativo, o mercado imobiliário trabalha em novas soluções para possibilitar o atendimento das necessidades de moradia, acessíveis a todos os bolsos. 

O problema maior está em contemplar as famílias de mais baixa renda dentro do Casa Verde e Amarela. Neste programa habitacional, os lançamentos de empreendimentos e as vendas caíram no terceiro trimestre.

O governo elevou recentemente os preços de contratação dessas unidades habitacionais e os subsídios concedidos para sua aquisição. Parcerias com Estados e Municípios devem ajudar. Com isso, os lançamentos voltarão a crescer. Se os aumentos dos insumos persistirem, novas calibragens serão necessárias no futuro. 

Boa parte dessas dificuldades será superada quando o país retomar o ritmo do crescimento econômico e voltar a gerar mais emprego e renda. Enquanto isso, a indústria imobiliária segue focada na superação dos novos desafios.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content