Indústria de materiais de construção mantém otimismo moderado

Indústria de materiais de construção mantém otimismo moderado

Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgada ao final de fevereiro mostrou que o percentual de utilização da capacidade instalada subiu para 76%, o maior dos últimos 12 meses, ainda que as avaliações sobre o desempenho em vendas sigam estáveis.

Das empresas associadas à entidade, 52% se disseram otimistas quanto às ações governamentais, enquanto 48% relatam “indiferença” em relação ao que esperam do novo governo para os próximos 12 meses. Em fevereiro de 2018, apenas 5% das empresas se diziam otimistas.

Um total de 78% das associadas declararam intenção de investir nos próximos 12 meses, sendo que 69% em modernização dos meios de produção e 9% em expansão da capacidade instalada.

De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, “ainda que nos primeiros meses não tivemos um impacto marcante no faturamento, o momento é de manutenção de um otimismo moderado. Acreditamos no aquecimento do varejo, além de uma possível retomada das obras públicas e do crescimento do mercado imobiliário para seguir dando saída aos estoques de material de construção.”

“Em linha com essa tendência, o setor já planeja aumentar sua produtividade via investimentos e paralelamente uma maior utilização de seus parques fabris, sinal de que a resposta, ainda que não tenha sido tão sensível no faturamento das empresas, está sendo dada pelo setor”, afirmou Navarro.

O otimismo em relação à sequência do ano resiste, inclusive, ao desempenho em vendas no mês de fevereiro. Para 56% das associadas o resultado em janeiro foi “bom” ou “muito bom”, enquanto a expectativa positiva para o resultado total de fevereiro decresceu para 47%. As expectativas de venda para o mês de março, contudo são majoritariamente positivas, com 65% das empresas projetando um desempenho “bom” ou “muito bom”.

Com informações da Abramat