Indústria da construção reduz o número de acidentes do trabalho

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Indústria da construção reduz o número de acidentes do trabalho

A Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência acaba de colocar em seu site Radar SIT um novo painel com dados e estatísticas referentes aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais ocorridos no Brasil. A coleta de dados é feita com base nas CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho), refletindo estas ocorrências entre os trabalhadores formalmente empregados.

O novo levantamento permite aferir como anda a eficácia das medidas adotadas para assegurar a saúde e segurança do trabalho dos colaboradores das empresas. No caso da indústria da construção, a sinalização é positiva, com redução de acidentes.

Este setor informou a ocorrência de 25.960 acidentes em 2020 (1,1% dos trabalhadores), 12% a menos que os 29.510 de 2019. O mesmo ocorreu com o número de óbitos, que caíram 26%, de 288 em 2019, para 212 em 2020 (0,009% dos empregados).

Estas reduções são ainda mais significativas se lembrarmos que a construção se manteve em atividade e até aumentou o número de seus empregados em pleno ano do início da pandemia. Ao final de 2020, o setor empregava 2,325 milhões de trabalhadores com carteira assinada, um crescimento de 7,3% em relação ao número existente em dezembro de 2019.

De um lado, estes dados demonstram eficácia na adoção das medidas de segurança do trabalho por parte das empresas e de seus colaboradores. Mas de outro, apontam a necessidade de um esforço permanente para novas reduções e a eliminação completa de acidentes fatais.

Nesta direção, o SindusCon-SP, por meio de suas Vice-Presidências de Relações Capital-­Trabalho e Responsabilidade Social, uniu-se ao Seconci-SP (Serviço Social da Construção), ao Sesi-SP e ao Senai-SP, e está realizando até 15 de outubro sua 21ª MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Com palestras virtuais e presenciais nos canteiros de obras do Estado de São Paulo, a MegaSipat objetiva desenvolver uma cultura de prevenção coletiva, despertando a consciência e o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes do trabalho e cuidar de sua saúde e de seus familiares; transmitir conhecimentos e técnicas sobre prevenção desses acidentes, higiene nas obras, segurança do trabalho, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente; e promover maior integração entre empregado e empregador.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio da Atlas Schindler e os apoios institucionais de Fiesp, Sintracon-SP, APeMEC e deste Estadão, além do apoio das construtoras Cedro, Pedreschi, Infratécnica e RFM, e da Bild Desenvolvimento Imobiliário.

Em suas edições anuais de 2000 a 2019, a MegaSipat trabalhou diretamente com cerca de 30 mil trabalhadores que multiplicaram os conhecimentos adquiridos entre centenas de milhares de colegas em 3.864 construtoras. Devido à pandemia, o evento não se realizou em 2020, retornando agora, aberto aos colaboradores das associadas ao SindusCon-SP e das contribuintes ao Seconci-SP.