Incorporadoras aumentam vendas e lançamentos no primeiro trimestre

Incorporadoras aumentam vendas e lançamentos no primeiro trimestre

Os lançamentos de imóveis contabilizados por 18 empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) somaram 26.384 unidades no primeiro trimestre de 2021, uma alta de 38,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Com isso, o número de unidades lançadas por essas empresas nos últimos 12 meses até março totalizou 128.445 imóveis novos, superando em 10,6% a quantidade registrada nos 12 meses precedentes. Os dados foram coletados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

No primeiro trimestre, foram comercializadas 34.823 unidades, uma elevação de 21,4% em relação ao volume vendido no mesmo período do ano anterior.

No acumulado nos últimos 12 meses encerrados em março, as 144.688 unidades comercializadas superaram em 27,1% o volume transacionado no período precedente.

As vendas líquidas (excluindo as das unidades destratadas) cresceram 22,3% no primeiro trimestre e 28,3% em 12 meses.

Os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde e Amarela (CVA), responsáveis por 82,3% dos lançamentos e 83,8% das vendas residenciais nos últimos 12 meses, mantiveram sua posição destacada no mercado.

Em termos de unidades lançadas, este segmento registrou alta de 30,6% no primeiro trimestre de 2021 e de 12,1% em 12 meses. As vendas registraram aumento 25,9% no primeiro trimestre e de 37,3% em últimos 12 meses.

Os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram alta de 64,7% no primeiro trimestre de 2021, e de 4,4% em 12 meses. Já as vendas de MAP caíram 4,1% inferiores no primeiro trimestre e 7,3% em 12 meses.