Incorporação registra mais lançamentos que vendas em 2021
Por Rafael Marko
Em ambos os casos, houve recordes nas séries históricas, segundo a Abrainc
Dados de 18 empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), mostram o lançamento de 58.384 unidades no 4º trimestre de 2021, um aumento de 15,3% na comparação com o último trimestre do ano anterior. Com isso, o número de unidades lançadas atingiu um recorde de 153.726 imóveis novos em 2021, uma alta de 27% em relação ao total de lançamentos em 2020.
No quarto trimestre do ano passado, foram comercializadas 34.847 unidades, queda de 13,7% em relação mesmo período de 2020. Já as vendas totais das empresas em 2021 (143.576 unidades) cresceram 3,6% em relação ao registrado em 2020. Embora esse crescimento anual tenha sido mais modesto em relação ao observado no campo dos lançamentos, o resultado anual também instituiu novo recorde anual da série histórica dos indicadores, iniciada em 2014.
As vendas líquidas (vendas menos distratos) caíram 15,1% no 4º trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior, contrastando com o crescimento de 4,5% apurado entre 2020 e 2021. O desempenho positivo no indicador no balanço anual decorre da combinação entre o crescimento de 3,6% nas vendas de imóveis, e a queda de 2,2% no número de distratos (que só não foram inferiores, no horizonte temporal das séries históricas, ao total de distratos registrado em 2019) .
Casa Verde e Amarela
Os empreendimentos enquadrados no Programa Casa Verde Amarela (CVA) mantiveram sua representatividade entre unidades lançadas (57,9%) e comercializadas (80,2%) no cômputo agregado do ano. Por outro lado, é importante notar o declínio desses percentuais entre 2020 a 2021, principalmente no caso dos lançamentos residenciais (no qual a participação passou de 83,7% para 57,9%). Segundo a Abrainc, em boa medida tais mudanças refletem aspectos relacionados à oferta (como as regras e limites que definem o enquadramento de imóveis no programa CVA, a alta dos custos de insumos relacionados à construção civil, entre outros) e de demanda (com destaque para o comportamento de variáveis macroeconômicas que influenciam o affordability – maior ou menor facilidade de acesso à aquisição do imóvel por potenciais compradores – dos imóveis nos diferentes segmentos).
No 4º trimestre de 2021, foram lançadas 29.181 unidades relacionadas ao CVA, um recuo de 28,8% em relação ao registrado no último trimestre do ano anterior. Com isso, os lançamentos do segmento totalizaram 88.746 em 2021: queda de 12,3% em relação ao volume anual lançado no ano anterior. Comparativamente, as vendas associadas ao programa no 4º trimestre de 2021 (25.322 unidades) recuaram 22,3% em relação ao último trimestre de 2020. No balanço anual de 2021, contudo, o volume comercializado foi de 113.008 unidades, mantendo-se praticamente estável em relação à soma das unidades vendidas no período precedente.
Médio e Alto Padrão
Com respeito ao desempenho do segmento residencial de MAP, o volume recorde lançado no 4º trimestre de 2021 (29.197 unidades) representou uma elevação de 202,3% em comparação ao mesmo período de 2020, colaborando para uma alta igualmente notável de 226,2% em 2021 (64.505 unidades). Em termos de unidades vendidas, por sua vez, o resultado também foi positivo, embora menos expressivo: 8.840 unidades comercializadas no 4º trimestre de 2021 (alta de 21,5% em face do mesmo período de 2020) e 27.937 unidades, em 2021 (crescimento de 20,5% em comparação ao balanço anual de 2020).
A Abrainc destaca o desempenho do segmento de médio e alto padrão no indicador de vendas líquidas (com crescimento de 26,0% em 2021) e na relação distratos-vendas (que recuou 3,8 pontos percentuais, a 10,9%) – ambos espelhando a alta nas vendas (+20,5%) e a queda no número de distratos do segmento (-11%).