Imóveis lançados aumentam no país e vendidos caem

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Imóveis lançados aumentam no país e vendidos caem

Os lançamentos de imóveis novos somaram 8.135 unidades em maio, totalizando 27.878 unidades no acumulado de janeiro a maio – volume 4,1% superior ao registrado no mesmo período de 2018. Já as vendas de imóveis novos totalizaram 10.134 unidades em maio, elevando o número de unidades comercializadas nos primeiros cinco meses do ano para 45.016 – queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2018.

As informações são das 36 grandes empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Nos últimos 12 meses até maio, os lançamentos somaram 101.544 unidades, e as vendas, 114.378. Isto representa um aumento de 14,3% nas unidades lançadas e uma queda de 0,9% no volume comercializado, na comparação com os 12 meses anteriores.

Subtraindo as unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo, as vendas líquidas cresceram 9,8% nos cinco primeiros meses do ano e 9% nos últimos 12 meses até maio.

Isto se deveu à queda expressiva no volume de unidades distratadas. Ela s caíram 33,8% na comparação do acumulado dos primeiros cinco meses ao mesmo período do ano anteriores, e registraram queda de 27,3% nos 12 meses até maio em relação ao mesmo período anterior.

O indicador da relação distratos-vendas de janeiro a maio ficou em 17,6%, contra 26,2% do mesmo período de 2018.

Em uma ótica alternativa, o fenômeno se expressa pela redução observada na, indicador cuja média em 2019 (17,6%) encontra-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (26,2%).

Minha Casa

A maior parte das unidades lançadas residenciais (77,3%) e das vendidas residenciais (70,1%), nos últimos 12 meses até maio, situaram-se nas faixas 2 e 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida

Já os empreendimentos de médio e alto padrão (MAP) representaram 22,7% das unidades residenciais lançadas e 29,9% das vendidas. Apesar da alta de 8,3% registrada nos lançamentos residenciais de MAP nos 12 meses até maio, as vendas de novas unidades pelo segmento ainda acumulavam queda de 5%

Neste segmento, desconsiderando as unidades distratadas, as vendas líquidas** apresentaram alta de 16,7% no mesmo período; e o número de lançamentos residenciais no MCMV nos últimos 12 meses até maio aumentou 20,9% em relação ao período anterior, tendência acompanhada pelos resultados positivos no âmbito das vendas e vendas líquidas, que se elevaram em 2,3% e 4,1%, respectivamente.