iCON Hub lançou o 3º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub lançou o 3º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

O iCON Hub, plataforma de conexão criada pelo SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures, com o propósito de fomentar a inovação e o empreendedorismo dentro do setor da construção civil, lançou no dia 21 de junho o terceiro ciclo de seu Programa de Inovação Aberta.

As inscrições são online e vão até dia 25 de julho. Os desafios das empresas – Plaenge e RFM  – e o edital do Programa estarão disponíveis para consulta no site do Hub.

O Head do iCON, Conrado Rabelo, comentou: “Encaramos tempos adversos e conseguimos realizar nossa missão de unir empresas, empreendedores e diversos outros atores do ecossistema de inovação e do setor da construção civil por meio da inovação. Agora, com nosso modelo consolidado, buscamos ampliar nossa gama de conexões e promover ainda mais oportunidades para as empresas que acreditam no impacto da inovação e desenvolvem ela na prática, sendo importantes protagonistas neste movimento de disrupção”.

Dados

Desde sua fundação em dezembro de 2019, o iCON Hub vem expandindo sua comunidade digital com a presença de praticamente 2 mil pessoas, que interagem entre si e com as empresas do Hub através dos conteúdos compartilhados: pelo canal no YouTube, que conta com aproximadamente 3 mil visualizações; pela newsletter semanal que conta com mais de 600 leitores engajados em média (newsletter semanal com mais de 60 edições).

Os dois ciclos anteriores definiram seis temáticas: Experiência do cliente, Gestão sustentável, Eficiência operacional, Comercial, Marketing e Vendas, Industrialização e digitalização de processos e Qualidade. Todo o processo das duas etapas somou 57 desafios mapeados, 14 priorizados e 18 workshops realizados.

Por fim, o funil de soluções conta com 168 startups inscritas de diversos estados e internacionais também, além de 54 startups selecionadas para o Bootcamp (semana de imersão das startups com as equipes das empresas mantenedoras), sendo que 50 participaram da definição de escopo, 41 participaram do Pitch Day e 9 foram selecionadas para implantação.

Ciclo 1
Diante das adversidades devido ao coronavírus, o iCON Hub se adaptou rapidamente para atender aos desafios remotamente e lançou em 16 de abril de 2020 o primeiro ciclo de conexão do Programa de Inovação Aberta. No total, 150 inscrições de startups nacionais e internacionais fizeram parte do processo de seleção do ciclo 1 que se encerrou com 18 pitchs finalistas e cinco startups selecionadas: Captei, Incodde, Zehnk, ZPT Digital / Trielo e GescorpGO / Webproject.

A equipe do iCON Hub organizou o primeiro Demoday no dia 22 de outubro e encerrou com sucesso uma jornada rica de aprendizados e resultados para as partes. As startups que concluíram o Demoday do Ciclo 1 e as empresas mantenedoras passaram oficialmente a fazer parte da história do iCON Hub e, para celebrar essa conquista, receberam um selo que certifica a jornada de aprendizados e realizações conjuntas. Afinal, nosso maior objetivo é tornar o ecossistema de inovação ainda mais forte.

Ciclo 2
O lançamento virtual do segundo edital do nosso Programa de Inovação Aberta foi realizado no dia 15 de setembro de 2020, e no dia 18 de novembro foi dado início ao Bootcamp do Ciclo 2. Em dezembro, deu-se início a implantação dos projetos com as startups selecionadas. As parcerias realizadas neste ciclo foram: Pacaembu e 4MTI, Plaenge e Apptohome, RFM e Hilti, Sinco e Eversee e, finalmente, Trisul e Studio 360.

Para quem não identificou sinergia entre a sua solução e os desafios lançados

Pensando nesse público, o iCON Hub lançou seu Open Innovation Channel (OIC), canal de criação de oportunidades de negócio que permite agilizar o processo de conexão entre soluções existentes em multimercados com as demandas das empresas mantenedoras.  O objetivo do OIC é o de facilitar e acelerar o processo de inovação aberta das empresas mantenedoras, para atender demandas específicas que não necessitam de uma etapa de preparação prévia, como é realizado nos ciclos do Programa de Inovação Aberta.

É um canal completamente aberto, perene e ativo ao longo de todo o ano, que receberá soluções desenvolvidas não só por construtechs e proptechs, mas também aquelas para outros setores e mercados. A busca é abrangente, porém direcionada às soluções que possuam aderência às necessidades das empresas de construção civil, do processo produtivo ao backoffice.

Para fazer este processo ágil, a equipe do Hub revisará previamente todas as soluções que ingressarem no canal e apresentará as suas mantenedoras, mensalmente, um portfólio estruturado. As empresas, após analisar as oportunidades, indicarão aquelas soluções que desejam se aproximar.

Conheça também o Open Innovation Channel acessando nosso site.